Pires de Lima diz que estudará todas as propostas para reduzir impostos

Pires de Lima diz que estudará todas as propostas para reduzir impostos
| Política
Porto Canal

O novo ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou hoje que as propostas para reduzir impostos que lhe cheguem "serão sempre estudadas" e criticou "anúncios bombásticos" de medidas no passado, que acabaram por não ter resultados.

Durante a apresentação do ante-projeto da reforma do IRC que decorre hoje no Ministério das Finanças em Lisboa, Pires de Lima demonstrou desde o início a sua satisfação por ter como primeiro ato público a apresentação da reforma encomendada pelo seu antecessor, Álvaro Santos Pereira.

O novo governante, que tomou posse há dois dias, demonstrou a sua disponibilidade para estudar todas as propostas que impliquem uma redução de outros impostos.

"No presente e no futuro enquanto responsável pelo Ministério da Economia existirá toda a disponibilidade para manter o método que agora foi seguido ao nível da reforma de IRC e que todas as avaliações e propostas, em matéria de potenciais reduções fiscais noutras áreas, em relação a empresas e pessoas, serão sempre estudadas", garantiu o governante do CDS-PP.

Sobre o seu antecessor, Pires de Lima deixou elogios à metodologia seguida e à discrição imposta ao trabalho da comissão de reforma.

Pires de Lima elogiou assim Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças, e Álvaro Santos Pereira, ex-ministro da Economia, por "terem optado por uma metodologia de reforma que implicou discrição durante muitos meses, implicou sobretudo estudo e metodologia".

O governante deixou ainda críticas aos "anúncios bombásticos para ter impacto na comunicação social de medidas para ter impacto na economia" que terão sido apresentadas nos últimos anos, e diz que estes resultados "todos conhecem e dolorosamente se podem observar".

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.