Caminha exige em tribunal 2,6 ME a La Guardia por causa do "ferryboat"

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 26 jul (Lusa) - A Câmara de Caminha interpôs uma ação judicial contra o município vizinho de La Guardia, na Galiza, exigindo 2,6 milhões de euros relativos ao custo de funcionamento, durante seis anos, do 'ferryboat' que liga as duas margens do rio Minho.

Contactado hoje pela agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Caminha confirmou que esta ação, relativa às despesas de funcionamento entre 2000 e 2006 do 'ferryboat' Santa Rita de Cássia - explorado conjuntamente pelos dois municípios - deu entrada nos últimos dias no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.

É que, do lado espanhol, explicou Flamiano Martins, a autarquia de La Guardia alega que estas dívidas prescrevem ao fim de quatro anos, enquanto em Portugal esse período, diz, é de 20 anos. Por isso mesmo, a Câmara de Caminha defende que "a única hipótese" é ver o caso esclarecido pelo tribunal.

"Não há qualquer rotura de relações entre os dois municípios, mas vamos fazer valer os nossos direitos. Há uma dívida que terá de ser cobrada porque o 'ferryboat' funcionou, para nossa proveito e do município de La Guardia, nesse período", defende o vice-presidente da Câmara de Caminha, Flamiano Martins.

Desde 2007 que os custos para manter o 'ferryboat', por acordo entre os dois municípios, são repartidos entre Caminha e La Guardia, entendimento que, explicou ainda Flamiano Martins, está a ser "minimamente cumprido" pelo município galego, em termos de pagamentos.

Fonte do município galego esclareceu entretanto que as anuidades de 2008 a 2010 foram já liquidadas, num valor total de 400 mil euros, estando por regularizar, apenas, no entender daquela autarquia, meio milhão de euros, pagamento referente às anuidades de 2006, 2007 e 2011.

Em 2000, os pagamentos a Caminha foram suspensos por La Guardia, que reclamava a assinatura de um protocolo repartindo as responsabilidades de cada município, o que só acabou por acontecer dez anos depois.

Há pouco mais de um ano a autarquia de Caminha, que assegura toda a logística, funcionamento e funcionários do 'ferryboat' Santa Rita de Cássia, chegou a ameaçar parar aquele serviço, entre outros motivos devido aos valores em atraso pelos vizinhos galegos.

Na altura, o município português afirmou que não estava "disposto" a suportar "unilateralmente", os custos para manter o 'ferryboat' que desde 1995 liga as duas margens do rio Minho a navegar e que se debate com vários problemas de navegabilidade face ao assoreamento naquela zona.

Há mais de um ano que Espanha deveria ter realizado nova dragagem no local, para manter o canal do 'ferryboat' navegavél.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.