Freguesias: Provedor de Justiça recebeu queixas de 17 juntas contra reorganização

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 mai (Lusa) -- A Provedoria de Justiça está a analisar queixas de 17 freguesias, de um total de cinco concelhos, contra a lei da reorganização administrativa, que serão analisadas num processo único, disse à agência Lusa fonte deste órgão.

As freguesias queixosas são de cinco concelhos -- um da região de Lisboa e os outros quatro são do norte do país, desde o Minho à região do Douro, adiantou a mesma fonte da Provedoria, sem identificar as freguesias em causa.

As queixas contestam a lei 11/A, de 28 de janeiro deste ano, que "dá cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território das freguesias", estabelecida "através da criação de freguesias por agregação ou por alteração dos limites territoriais".

O provedor de justiça, Alfredo José de Sousa, também está a analisar, num outro processo, uma queixa apresentada por cinco presidentes, todos da CDU, de juntas lisboetas, que pediram a análise de eventuais inconstitucionalidades da reforma administrativa da capital por considerarem que as freguesias de Lisboa são favorecidas em relação às congéneres do resto do país.

O pedido dos autarcas comunistas foi enviado à Procuradoria-Geral da República e à Provedoria de Justiça, as entidades que podem solicitar ao Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade da lei, aprovada na Assembleia da República.

Em março deste ano, o provedor de justiça decidiu não enviar o pedido de inconstitucionalidade da lei das freguesias para o Tribunal Constitucional (TC), como pedido pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), considerando que o diploma não põe em causa a autonomia local.

O provedor decidiu "abster-se de qualquer iniciativa a este respeito, por considerar não procederem os fundamentos invocados nas queixas, no plano da conformidade do regime em questão com a Constituição (designadamente, o princípio da autonomia local) e a Carta Europeia de Autonomia Local".

José de Sousa realçou, contudo, que considera "ser compreensível a emotividade que a reforma em questão é suscetível de gerar nas populações abrangidas".

JH (RCS) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.