Moradores de Perafita, Matosinhos, criticam preços de novas ligações de água

Moradores de Perafita, Matosinhos, criticam preços de novas ligações de água
| Norte
Porto Canal

Moradores da freguesia de Perafita, Matosinhos, queixaram-se hoje que a concessionária das águas obriga futuros clientes a pagar valores entre os 1700 e os 2500 euros, explicando a empresa que está a cumprir a lei e que faseia pagamentos.

Num correio eletrónico enviado à agência Lusa, habitantes da freguesia de Perafita, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, relatam "a abordagem agressiva da empresa Indaqua de Matosinhos aos futuros clientes à força, que por lei são obrigados a pagar valores entre 1700 a 2500 euros para ligação de água e saneamento sem opção concorrencial".

Contactada pela agência Lusa, o departamento de comunicação da Indaqua esclarece que a empresa está a cumprir uma "obrigatoriedade legal", sendo o preço a praticar decorrente do tarifário em vigor, dependendo o valor a pagar para estas novas ligações de um conjunto de fatores e que "cada caso é um caso".

"Enviamos cartas aos clientes, fazemos contacto porta a porta e possibilitamos que o pagamento seja feito de forma faseada", ressalva a empresa.

No correio eletrónico é dado o exemplo de um morador que, em novembro, recebeu um trabalhador da concessionária para fazer o preenchimento dos documentos e pedido de ligação de água, não tendo esclarecido quais os valores envolvidos nesta operação e apenas dando conta do prazo para fazer este pedido e a coima a aplicar caso não fosse cumprido.

"Apesar da minha insistência o funcionário não revela nenhuma informação relativa ao custo de instalação. Apenas fiquei a saber que sou obrigado a fazer o pedido dentro do prazo estipulado, senão terei de ir a tribunal pagar uma multa superior a 3500 euros e ainda me fecham a saída dos resíduos sólidos da habitação. Senti-me ameaçado e chantageado, sem capacidade de escolha", relata.

De acordo com o morador, para que seja feito um orçamento por um fiscal da empresa é preciso avançar com o pedido, considerando que se trata de "um cheque em branco" à Indaqua Matosinhos uma vez que não há concorrência neste serviço até 2033, ano em que termina a concessão feita pela câmara à empresa.

"Em 2010 a Indaqua fez obras na zona de Perafita para ligação do saneamento e águas a todas as casas existentes, legais e pagadoras de impostos há muitos anos. Essas obras foram pagas pela Câmara Municipal de Matosinhos e agora apesar de já existirem as ligações aos ramais, vêm impor custos aos moradores", criticam.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.