Atleta Mário Trindade homenageado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Real, 02 nov (Lusa) - O atleta paralímpico Mário Trindade, que se desloca em cadeira de rodas, vai ser homenageado na quarta-feira, em Vila Real, durante o Encontro Nacional de Igualdade (ENI) que pretende ajudar a "abolir preconceitos", anunciou a academia transmontana.

O evento está integrado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 03 de dezembro, e é promovido pelos alunos do 2.º ano de Reabilitação Psicomotora, da área de Ciências do Desporto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O objetivo do ENI é, segundo a organização, "consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade" e mostrar que "não há nada mais deficiente que o preconceito e nada mais eficiente que o amor e a aceitação".

Mário Trindade usa o desporto para lutar contra a deficiência e o preconceito. O atleta de 39 anos, natural de Vila Real, desloca-se de cadeira de rodas por causa de uma operação mal sucedida à coluna aos 18 anos.

"Os deficientes são pessoas normais que têm que fazer o dobro do trabalho para conseguir singrar na sociedade", afirmou à agência Lusa.

A paixão pelo desporto surgiu quando era bem novo, tendo participado em várias provas de atletismo a partir dos 11 anos, e só parou durante algum tempo até descobrir que, também em cadeira de rodas, podia competir.

Desde então já ultrapassou um recorde do Guinness de mais quilómetros corridos em cadeira de rodas e conquistou medalhas a nível internacional como a mais recente, de bronze, no Campeonato da Europa de Atletismo.

É precisamente pelos seus "méritos desportivos" que o atleta paralímpico vai ser homenageado na quarta-feira. Esta homenagem estende-se aos treinadores Eduarda Coelho e Jorge Campaniço, também docentes na UTAD.

"Para mim é um orgulho ser homenageado na minha terra. É sinónimo que reconhecem o seu trabalho", sublinhou.

Mário Trindade disse que é também importante que este reconhecimento seja feito no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência porque "serve de alerta" e ajuda a "desmistificar mentalidades, num dia em que as pessoas estão mais sensibilizadas para a problemática.

Neste momento, Mário Trindade está já a treinar para o Campeonato do Mundo que decorre em outubro, no Qatar.

Só que, segundo o atleta, o trabalho não é fácil e não existem os apoios necessários.

"Falamos sobre a medalha de bronze que ganhei nos 100 metros mas esquecemos a medalha de ouro que eu perdi nos 400 metros. Ganhei a prova mas fui desclassificado porque saí da pista. É impensável um atleta neste nível ir para um Campeonato da Europa com três competições de preparação", frisou.

O atleta diz que recebe um apoio estatal de oito mil e 350 euros, uma verba que considera "insuficiente".

Só ir ao Qatar pode custar cinco mil euros e a restante verba não chega sequer para ir à Suíça, participar numa competição que tem já programada para maio.

"De maio a outubro que preparação é que eu vou fazer? Quase nenhuma, a não ser que me apareça um patrocinar ou se repense urgentemente esta questão dos apoios", afirmou.

No ENI vão marcar presença representantes da Associação Portuguesa de Psicomotricidade, o Comité Paralímpico Português, a Federação Portuguesa de Desportos para as Pessoas com Deficiência e da Associação Nacional de Atletismo em Cadeiras de Rodas.

Depois, à tarde, no Pavilhão Municipal de Vila Real, o evento abra-se à comunidade para a prática desportiva, por pessoas com e sem deficiência.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.