CDU de Cinfães apela à defesa dos serviços públicos de saúde no concelho

| Norte
Porto Canal / Agências

Cinfães, Viseu, 02 dez (Lusa) - A CDU de Cinfães apelou hoje à necessidade de a população "não baixar os braços" e defender os serviços públicos de saúde no concelho, onde temem que venham a ser encerradas todas as extensões de saúde existentes.

"É preciso que os cinfanenses se levantem em defesa dos serviços públicos de saúde. Começaram por Tendais, mas o objetivo passa por encerrarem as outras cinco extensões de saúde do concelho", sublinhou o responsável da CDU em Cinfães, Armando Nogueira.

O dirigente da CDU de Cinfães realça que as extensões de saúde do concelho têm médicos com idades próximas de virem a solicitar a reforma e teme que depois não venham a ser substituídos.

"Assim que se reformarem, não voltam a colocar mais nenhum médico e mandam encerrar as extensões. A população tem de ser informada e sensibilizada para as implicações que estes encerramentos representam", referiu.

Armando Nogueira aludiu ainda a uma reunião que decorreu em meados de novembro, no salão da Junta de Freguesia de Tendais, com a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega, que se "se limitou a defender as teses do Governo".

"Veio cumprir servilmente o que diz serem as diretivas da lei, repetindo que não há médicos. Mas ninguém quer saber que esta é uma população mais idosa e onde não existe uma rede de transportes públicos à disposição", lamentou.

Contactado pela Agência Lusa, o assessor de imprensa da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), Antonino Leite, informou que a extensão de saúde de Tendais foi encerrada há quase um ano, sendo esta "uma decisão concertada com a autarquia e a população, que ficou esclarecida que as duas tardes de consulta por semana [em Tendais] não eram suficientes".

Quanto aos possíveis encerramentos das restantes extensões de saúde do concelho, avançou que "não há nada previsto".

Em comunicado, a CDU atribui ainda fortes responsabilidades à Câmara de Cinfães no encerramento da extensão de Saúde de Tendais, entendendo que não fez tudo o que pôde para que fosse reaberta.

"Estranha-se a atitude de resignação da Câmara perante este brutal ataque contra os serviços médicos de proximidade no concelho(...). Em vez de se apoiar nas populações e de as mobilizar e incentivar a lutar pelos seus direitos, diz que não pode fazer nada e aceita as alternativas propostas pela ARSNorte, fortemente penalizadoras das populações, sobretudo das mais idosas e fragilizadas", acrescenta.

À Lusa, o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, sublinhou que fez "tudo o que era possível para evitar aquele encerramento".

"Sempre estivemos contra o encerramento da extensão de Tendais e desde o início que manifestámos preocupações, uma vez que esta é uma área mais serrana, com áreas geográficas dispersas, população mais idosa e uma dificuldade enorme em termos de transportes", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.