Câmara do Porto espera que o Governo reflicta sobre a STCP e metro

Câmara do Porto espera que o Governo reflicta sobre a STCP e metro
| Norte
Porto Canal

Rui Moreira disse esperar "que o Governo reflita" sobre a sua decisão de privatizar a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e "avance com uma solução para o metro", cujo funcionamento após 31 de dezembro afirmou não estar garantido.

O presidente da Câmara do Porto falou sobre os dois temas na segunda-feira à noite, na Assembleia Municipal, a pretexto de uma intervenção do deputado municipal Belmiro Magalhães, da CDU.

O eleito dirigiu-se ao autarca dando-lhe "as boas vindas" à luta contra a privatização dos transportes públicos portuenses, que o Governo pretende concretizar sob a forma de uma subconcessão através de concurso público.

Belmiro Magalhães considerou que o autarca "demorou a perceber que este processo não tinha saídas limpas".

Em agosto, a autarquia portuense admitiu concorrer à subconcessão da STCP. Na semana passada, Rui Moreira anunciou que o município "não concorre" à subconcessão da STCP e propôs ao Conselho Metropolitano do Porto a aprovação de uma recomendação ao Governo para que o concurso seja suspenso.

A ideia foi aprovada por unanimidade e inclui um pedido para iniciar uma negociação que permita encontrar "uma oferta que melhor sirva" a população.

"Espero que o Governo reflita" sobre isso, disse Rui Moreira aos deputados municipais.

Segundo afirmou, o "negócio proposto" pelo governo na segunda versão do caderno de encargos só tem interesse económico despedindo trabalhadores, reduzindo a oferta e deixando envelhecer a frota da transportadora pública, o que teria um impacto ambiental negativo.

Na sexta-feira, contudo, o Governo reafirmou o compromisso de libertar as empresas públicas de transportes de Lisboa e do Porto de subsídios.

Na Assembleia Municipal do Porto desta segunda-feira, Rui Moreira realçou que "vai ser preciso pôr dinheiro no pote" porque "os transportes púbicos não são lucrativos".

"Acho que o jogo não acabou", concluiu o autarca, o qual exprimiu também preocupação com o fim próximo (31 de dezembro) da subconcessão exploração do metro portuense ao consórcio ViaPorto.

"Não há garantia de que (a exploração) se manterá", referiu.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.