Produção industrial da China contrai pela primeira vez em sete meses - HSBC

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 23 mai (Lusa) -- A produção industrial na China diminuiu em maio pela primeira vez em sete meses, indicou hoje o HSBC (Hong Kong & Shanghai Bank Corporation), evidenciado um novo sinal da lenta recuperação da segunda maior economia do mundo.

De acordo com os indicadores da atividade industrial, o Purchasing Managers Index (PMI) caiu para 49,6 este mês, depois de se ter fixado em 50,4 no final de abril.

O índice mensal mede as atividades de produção numa escala de 100 pontos, sendo que quando está abaixo de 50 sugere uma contração da produção.

A União Europeia e os Estados Unidos são os principais mercados das exportações chinesas.

A publicação de indicadores negativos sobre a evolução da economia chinesa pelo banco britânico refletiu-se hoje na negociação na Bolsa de Tóquio, que encerrou a sessão com o principal índice, o Nikkei 225, a cair mais de 7 %.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.