Surfista português "exporta" escola de surf para a Índia

| Desporto
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, Coimbra, 01 dez (Lusa) - Um surfista português vai levar o ensino do surf a Goa, na Índia, instalando naquele antigo território ultramarino uma filial da escola que possui na Figueira da Foz.

Eurico Gonçalves, que foi campeão nacional de longboard em 2008 e que pratica surf há mais de 30 anos, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da modalidade naquele populoso país, mas onde apenas existem 150 surfistas registados.

"Em Goa, há duas ou três escolas de surf, embora trabalhem exclusivamente com turistas. A ideia é levar também o surf para os goeses", disse Eurico Gonçalves à agência Lusa.

De acordo com o proprietário da iSurf Academy - escola fundada há cerca de três anos e localizada na praia do Cabedelo, na margem esquerda do rio Mondego - na Índia, o segundo país mais populoso do mundo, com 1,2 mil milhões de habitantes, o surf "não se nota, é residual", frisou.

A opção pela antiga possessão portuguesa da costa ocidental indiana surgiu de um amigo de infância, residente em Goa, que desafiou Eurico Gonçalves a ali abrir a escola, durante cinco meses, coincidindo com o período mais quente daquele território, prévio à época das monções que se inicia em junho.

O surfista defende que com o desenvolvimento atual do surf em Portugal, com a multiplicação de escolas e novos praticantes da modalidade, a abertura, nos últimos anos, de pós-graduações em instituições de ensino superior e o número crescente de atletas que competem contra a elite mundial, o nosso país "está apto a exportar esse conhecimento acumulado" para países onde a modalidade é praticamente inexistente.

E Goa, sustentou Eurico Gonçalves, tem condições geográficas e características climáticas - ondas pequenas e a água quente do oceano Índico - que a tornam um destino "de excelência para o ensino" do surf, frisou.

"O que se pode pedir de melhor?", adiantou.

Perante o desafio de rumar à Índia, Eurico Gonçalves aceita como natural a troca das ondas grandes da costa atlântica - de que é adepto confesso - pela pequena ondulação que o espera em Goa.

"A minha relação com o mar foi sempre a de pegar naquilo que ele tem para me oferecer. Muito divertimento, muito conhecimento e Goa também tem ondas, tem ondas perfeitas, ondas pequenas, eu gosto de ondas grandes, mas as ondas pequenas também fazem parte [do surf]", argumentou.

"Vou aproveitar para aprimorar a minha técnica em ondas pequeninas", disse o surfista.

Após o regresso de Goa, Eurico Gonçalves pensa apostar noutros destinos para expandir a iSurf Academy, concretamente em África, em países de língua portuguesa como Moçambique, Angola ou São Tomé e Príncipe, revelou.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.