Porto abre época de Natal com iluminação de árvore de 26 metros de altura

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 nov (Lusa) -- A época de Natal arrancou hoje no Porto com a iluminação de uma árvore de 26 metros de altura e 14 de largura, com a nova imagem da cidade, na Avenida dos Aliados, para animar cidadãos, comércio local e turistas.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, frisou que o Natal é um "tempo de paz, tranquilidade e família", por isso, a iluminação em 30 ruas e locais da cidade, um aumento de quatro em relação ao ano passado, é um "contributo" para que esta época festiva seja vivida com mais "alegria".

Este ano, a cidade do Porto tem pistas de gelo, mercado de Natal, presépio ao vivo, concertos, espetáculos e atividades pelas ruas porque quer ser um "referencial do ponto de vista da atração turística", disse.

Ao longo da Avenida dos Aliados, a autarquia colocou cinco estruturas triangulares "Texturas Sonoras", da autoria da arquiteta Isabel Barbas, que podem ser tocadas pelas pessoas, individualmente ou em grupo, emitindo som e luz.

Sem avançar muitos pormenores, o independente Rui Moreira revelou que irá ser disponibilizado papel de embrulho com a imagem do Porto.

Perante centenas de pessoas que se concentraram frente à Câmara do Porto, entre palmas, para assistir à iluminação das muitas microlâmpadas que compõem a árvore, o autarca salientou que o Natal é uma época "muito importante", daí o investimento feito.

Na programação de Natal, a autarquia canalizou este ano 161 mil euros, enquanto em 2013 foram 140 mil euros, valor suportado "por vários protocolos".

Árvore acesa e iluminada, seguiu-se um espetáculo de bailado, composto por 20 bailarinos, de cor, luz e música.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.