Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal

| País
Porto Canal / Agências

Barreiro, Setúbal, 28 nov (Lusa) - O Barreiro é o território que reúne melhores condições para receber o novo terminal de contentores, refere a proposta de definição do âmbito do Estudo de Impacte Ambiental hoje divulgada.

O documento explica que numa análise às três vertentes, ambiente, operação e os impactos urbanos, o Barreiro é a melhor solução, em comparação com a Trafaria, referindo que várias outras soluções foram estudadas ao longo dos anos.

"No cenário Trafaria constata-se que a infraestrutura necessita de um molhe de proteção, uma vez que a zona é exposta a agitação marítima significativa e é uma área que possui um aglomerado populacional adjacente à plataforma portuária, apresentando constrangimentos ambientais a nível das acessibilidades terrestres", refere o documento elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Ao invés, o cenário Barreiro possui já estudos efetuados no âmbito da então projetada Terceira Travessia do Tejo (TTT) e da deslocalização da infraestrutura portuária Tanquipor, configurando uma plataforma a inserir num contexto portuário já existente na área.

"Não necessita de molhe de proteção, a analisar em fase de estudo prévio. Quando avaliados os critérios quantitativos, o investimento no terminal é bastante equivalente nos dois cenários, embora mais favorável na Trafaria. Contudo, quando avaliado o investimento nas acessibilidades terrestres, a opção Barreiro torna-se mais favorável", salienta.

A zona em estudo para a localização do novo terminal de contentores no Barreiro é o território da Baía do Tejo, empresa do universo Parpública, que tem a seu cargo a gestão dos Parques Empresariais Baía do Tejo, localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja.

Em relação aos critérios económicos, o documento salienta que no Barreiro existe disponibilidade de uma área de cerca de 350 hectares para expansão logística e industrial, o que não acontece no cenário Trafaria, onde não existe qualquer disponibilidade de área de expansão.

"Concluiu-se assim, que o cenário Barreiro é o que apresenta, numa primeira análise comparativa, condições mais favoráveis à localização do novo terminal de contentores de Lisboa, nos âmbitos ambiental, operacional e de impacto direto na economia", refere.

A proposta refere que foram estudadas e analisadas ao longo dos anos localizações como a zona de Caxias/Dafundo, a zona de Algés na margem Norte, uma área no leito de rio, na zona do Mar da Palha, e na margem Sul Trafaria, Ponta do Corvos (Seixal), Península do Montijo e Barreiro.

A proposta de definição do âmbito do Estudo de Impacte Ambiental vai estar em consulta pública até ao dia 19 de dezembro.

AYL // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados