Lucro da PT cai 52% no 1.º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 mai (Lusa) -- A Portugal Telecom obteve um lucro de 26,7 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 51,7% em relação ao mesmo período do ano passado, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado divulgado na comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora de telecomunicações registou, nos primeiros três meses de 2012, um lucro de 55,4 milhões de euros.

O resultado obtido este ano ficou acima das estimativas dos analistas ouvidos pela agência Lusa, que apontavam para um lucro de 23 milhões de euros até março.

De acordo com a empresa, as receitas diminuíram 9,5%, passando para 1.552,6 milhões de euros, face ao primeiro trimestre do ano passado, devido, sobretudo, ao impacto da desvalorização do real brasileiro em relação ao euro.

Esta quebra dos proveitos deveu-se ainda à diminuição nas receitas dos negócios tanto em Portugal como em termos internacionais, embora esta descida tenha sido "parcialmente compensada por uma maior contribuição da Oi [Brasil]".

A operadora refere que os negócios em Portugal diminuíram 6,8% relativamente ao período entre janeiro e março de 2012, embora apresentem uma melhoria da tendência face ao último trimestre do ano passado.

Também os custos da Portugal Telecom desceram no primeiro trimestre deste ano, caíndo 10,3%, para 1.026,30 milhões de euros.

Em termos operacionais, a operadora registou um recuo de 17% nos lucros, passando para 173,4 milhões de euros.

No primeiro trimestre, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) diminuiu 45 milhões de euros (ou seja 7,9%), para 526 milhões de euros.

PMC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.