Passos admite hipótese de recapitalização da Caixa e diz que problema do BES foi de "má gestão"

Passos admite hipótese de recapitalização da Caixa e diz que problema do BES foi de "má gestão"
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro admitiu hoje que o Estado pode ter de recapitalizar a Caixa Geral de Depósitos caso haja prejuízo "muito elevado" na venda do Novo Banco, salientando que o problema do BES foi "de má gestão e não de supervisão".

Em entrevista à RTP, o primeiro-ministro considerou "muito pouco provável" que exista um custo direto para os contribuintes, mas admitiu que possa existir uma consequência indireta: "Pode vir a ter um custo -- não é para o contribuinte português -- é para a Caixa Gera de Depósitos. Por via indireta, esse custo significa uma de duas coisas: que a Caixa não dará resultados tão bons (...) ou que o Estado pode mesmo necessitar de fazer alguma recapitalização da Caixa se o custo for muito elevado".

Pedro Passos Coelho voltou a defender a solução encontrada pelo Banco de Portugal para o caso BES, através de uma resolução, e frisou que esta foi apoiada pelo Governo, através de "muitas trocas de impressão", dizendo que "o que aconteceu no BES não é resultado de má supervisão, é resultado de má gestão do banco".

"Espero que nenhuma comissão de inquérito inverta este problema", apelou.

O chefe de Governo salientou que foi uma gestão do BES "que pôs em risco aqueles que aí tinham depositado o seu dinheiro, que tinham comprado ações e se viram defraudados" por decisões de administradores do próprio banco.

Questionado se se pode falar de atos criminosos envolvendo a anterior administração do BES, Passos Coelho recusou-se a especular, dizendo que "se houver suspeita de práticas criminosas" competirá ao Ministério Público investigar.

Passos Coelho salientou que, apesar de ser sempre possível melhorar a supervisão, no caso do BES houve pessoas "que infringiram as regras, que geriram mal, eventualmente de forma danosa"

"O que se passou no BES não é da responsabilidade do governador do Banco de Portugal (BP) ou do Governo", disse, acrescentando que o BES foi alvo "de medidas muito corajosas por parte do BP, que impediu que o problema se viesse a colocar mais à frente, porventura de forma mais grave".

Questionado sobre se a decisão do Banco de Portugal de avançar para a resolução do BES foi tomada em conjunto com o Governo, o primeiro-ministro afirmou que "o Governo colaborou com o BP, mas não se substitui ao regulador".

"Houve muita troca de impressão evidentemente entre o governador do BP e o Governo. O Governo tem sido um apoiante muito determinado da ação do governador do Banco de Portugal, foi um homem muito corajoso", salientou.

Sobre o custo para os contribuintes da solução encontrada para o BES, o primeiro-ministro recordou que já admitiu que a resolução do banco poderá ter consequências indiretas para os contribuintes.

"Quem vai pagar é o fundo de resolução", afirmou, sublinhando que o Banco de Portugal já esclareceu que não deixará, caso haja algum prejuízo na venda do Novo Banco, que "esse custo será estruturado de forma a não pôr em causa o sistema financeiro".

Por essa razão, o primeiro-ministro admitiu que um eventual prejuízo entre o valor injetado pelo Fundo de Resolução da Banca (4,9 mil milhões de euros) no Novo Banco e a sua venda terá consequências no banco público, que poderão ser menores -- ausência ou diminuição dos lucros da Caixa -- ou maiores, o que poderia exigir do Estado uma recapitalização da Caixa.

Ainda assim, o chefe de Governo defendeu que a resolução do BES "foi a melhor solução".

"Se tivéssemos feito uma capitalização pública do BES o risco para os contribuintes teria sido gigantesco, nós -- o Banco de Portugal com o apoio do Governo -- encontrou a solução que é mais garantística", disse.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.