PS/Congresso: Mário Soares confirma que vai estar presente

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 nov (Lusa)- O fundador do PS e ex-presidente da República Mário Soares confirmou hoje que vai estar presente no congresso dos socialistas, este fim de semana, em Lisboa, rejeitando que este vá ser dominado pela detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Mário Soares falava aos jornalistas à chegada à sessão de apresentação do seu último livro, "Cartas e intervenções políticas no exílio", no Centro Cultural de Belém.

O antigo chefe de Estado não quis comentar a carta assinada por José Sócrates, divulgada na quarta-feira à noite.

"Sobre isso eu não falo, gostaria muito mas não vale a pena, não é a propósito, eu estou aqui para lançar um livro e é isso que me interessa neste momento", disse.

O também antigo primeiro-ministro adiantou que planeia "assistir" à "parte final" da reunião magna dos socialistas, que decorre sábado e domingo na FIL, em Lisboa, e disse esperar "que tudo corra bem".

Soares rejeitou que o congresso do PS fique marcado pelo caso que envolve José Sócrates, atualmente detido no Estabelecimento Prisional de Évora, afirmando que "são coisas diferentes".

Questionado sobre as declarações que proferiu na quarta-feira, à saída da prisão de Évora, e que foram muito criticadas, o fundador do PS respondeu: "As de ontem são de ontem, as de hoje são de hoje".

O livro de Mário Soares será apresentado pelo historiador David Castaño e pelo deputado do PS João Galamba.

Na sessão de apresentação no Centro Cultural de Belém marcaram presença o secretário-geral do PS, António Costa, os deputados Isabel Moreira e Paulo Campos e ex-dirigentes socialistas como António Campos, Vítor Ramalho ou Alberto Arons de Carvalho.

António Pinto Ribeiro, ministro da Cultura do primeiro executivo de José Sócrates, e Elísio Summavielle, secretário de Estado da Cultura durante o segundo, foram outros dos presentes.

ATF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".