Distrito da Guarda sob aviso amarelo devido à neve

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 nov (Lusa) - O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo o distrito da Guarda, devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400/1.500 metros, entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira.

De acordo com o IPMA, também continuam sob aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Coimbra e Castelo Branco, no mesmo período, devido à queda de neve acima dos 1.400/1.500 metros.

Por causa da chuva e dos ventos fortes, estão sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira, enquanto o distrito de Santarém deixou de estar em aviso amarelo, em relação à informação divulgada hoje de manhã.

Lisboa, Leiria e Portalegre permanecem em aviso amarelo até às 06:00 de sexta-feira, enquanto os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra veem o aviso amarelo prolongado até às 09:00 de sexta-feira, devido à previsão de ventos fortes.

Sob aviso laranja, devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte, continuam os distritos de Lisboa, Setúbal, Leiria e Santarém (entre as 20:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira), Évora, Faro e Beja (entre as 21:00 e as 03:00 de sexta-feira) e Guarda, Castelo Branco e Portalegre (entre as 00:00 e as 06:00 de sexta-feira).

O IPMA emitiu também hoje um aviso vermelho para a costa norte da Madeira e o Porto Santo, entre as 15:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas muito altas de noroeste (sete a oito metros).

AZE/ROC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.