PSD diz que governador esclareceu "totalmente" equívoco com pareceres

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 nov (Lusa) - O PSD considerou hoje que o governador do Banco de Portugal (BdP) esclareceu "totalmente" qualquer "equívoco" que tenha surgido entre as suas declarações na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES e o parecer do jurista Pedro Maia.

"Consideramos que o governador esclarece totalmente qualquer equívoco que tenha surgido entre as alegações do doutor Pedro Maia e as suas [Carlos Costa] declarações na comissão de inquérito", diz o deputado social-democrata Carlos Abreu Amorim, coordenador do partido na comissão.

Carlos Costa, afirma o parlamentar, "concretiza e aprofunda a fundamentação da posição do BdP na matéria relativa à apreciação da idoneidade do Dr. Ricardo Salgado ao longo do tempo, mostrando-se evidente que o governador do BdP atuou de forma rigorosa perante uma situação com um grau de dificuldade nunca antes visto na banca portuguesa".

O governador do banco central disse hoje que a referência que fez no parlamento ao parecer de dois juristas de Coimbra foi feita "em termos genéricos" e sem intuito de "embaraçar" os professores que os subscreveram.

"O meu propósito foi o de transmitir a simples verificação de que a jurisprudência formada nos tribunais administrativos superiores em dois acórdãos, um de 2005 e outro de 2012, era reforçada por opiniões doutrinais e académicas - as únicas conhecidas do BdP - das quais se retiravam conclusões contrárias à possibilidade de justificar um juízo de perda de idoneidade do Dr. Ricardo Salgado na época", frisa Carlos Costa em nota a que a agência Lusa teve acesso.

O governador escreveu hoje uma carta a Pedro Maia, um dos juristas em causa, e deu conhecimento à comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) dessa mesma missiva.

Na semana passada, ouvido no parlamento, o governador Carlos Costa realçou que o supervisor não tinha poderes consagrados na lei para afastar a equipa de gestão do BES e retirar a idoneidade de Ricardo Salgado, socorrendo-se, entre outros elementos, de um parecer de "dois grandes juristas de Coimbra a mostrar que o BdP não podia fazer o que queria fazer", isto é, afastá-lo da presidência do BES.

Os partidos pediram então esclarecimentos a Carlos Costa, sendo que o governador fez hoje chegar à comissão um texto sobre o assunto.

A referência feita na comissão a "vários pareceres de jurisconsultos sobre o tema da idoneidade foi feita em termos genéricos, sem identificar os autores desses pareceres ou os problemas e argumentos concretos versados em cada um deles", diz Carlos Costa no texto.

PPF (DN) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.