S. João da Madeira recebe 6.000 avós de toda a Área Metropolitana do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Madeira, 25 jul (Lusa) - S. João da Madeira espera receber, na sexta-feira, 6.000 avós dos 16 municípios da Área Metropolitana do Porto, na sétima edição do programa de atividades criado especificamente para assinalar o papel dos seniores na educação infantil.

Instituído legalmente em 2003 pela Resolução da Assembleia da República com o N.º 50/2003, o Dia Metropolitano dos Avós teve a sua estreia no Grande Porto em 2007 e vem-se realizando a cada ano num município diferente, recaindo desta vez a escolha sobre a 'capital do calçado' e o seu Pavilhão das Travessas.

O recinto vai assim acolher 16 comitivas de avós e, considerando que cada uma dessa foi mobilizada pela respetiva autarquia, o vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto define o encontro como uma manifestação intermunicipal de "reconhecimento e valorização" do papel que esse grupo geracional desempenha na comunidade.

Para Ricardo Figueiredo, que é também presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a iniciativa é, afinal, "uma forma de agradecer a quem tanto deu e ainda tem para dar a esta vasta região - em muitos casos após uma vida de muito trabalho e sacrifício, a que se juntam atualmente as enormes dificuldades a enfrentar devido à crise que o país atravessa".

Em declarações à Lusa, o autarca realça que os avós motivam "muito orgulho e grande respeito na cultura portuguesa" precisamente por serem "uma referência" na estrutura de cada família, sobretudo ao nível da "liderança" e da "transmissão de valores e princípios".

"Os avós têm um papel essencial na vida das crianças", afirma o autarca. "Cumprem uma função de enquadramento familiar e social dos netos, complementando a ação dos pais, que, muitas vezes, não podem estar com os filhos o tempo que seria desejável".

O autarca defende, por isso, que "a sociedade tem que saber valorizar essa sabedoria e capacidade de incutir valores e princípios nas gerações mais novas", mérito que merecerá particular agradecimento "nestes tempos de forte desemprego, em que os avós são o suporte económico e afetivo de muitas famílias".

A celebração do Dia Metropolitano dos Avós em S. João da Madeira decorre sexta-feira entre as 13:30 e as 17:00. Inclui um programa de animação que privilegia a oferta cultural e recreativa dos municípios abrangidos pela iniciativa.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.