Taxa de desemprego aumenta para 13,4% em Outubro

Taxa de desemprego aumenta para 13,4% em Outubro
| Economia
Porto Canal

A taxa de desemprego (dos 15 aos 74 anos) estimada para outubro foi de 13,4%, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que o estimado para setembro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com a divulgação destes resultados relativos a outubro de 2014, o INE inicia a publicação mensal de estimativas do Inquérito ao Emprego para os principais indicadores do mercado de trabalho (população empregada e desempregada, por sexo e grupo etário, e taxas correspondentes) em complemento da publicação das estimativas trimestrais habituais.

Segundo o instituto estatístico, a população desempregada ajustada de sazonalidade foi estimada em 688,3 mil pessoas em outubro, o que representa um aumento de 0,4% face a setembro de 2014 (mais 3,0 mil).

Quanto à população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, foi estimada em 4.456,1 mil pessoas, mantendo-se inalterada face ao nível observado nos dois meses anteriores.

O INE nota que esta evolução recente surge após um período de sete meses consecutivos de crescimento continuado no emprego.

Em outubro, a população empregada aumentou para as mulheres (0,2%; 4,2 mil) e para os adultos de entre 25 a 74 anos (0,1%; 2,9 mil) e diminuiu para os homens (0,2%; 4,3 mil) e para os jovens dos 15 aos 24 anos (1,1%; 2,9 mil).

A taxa de emprego situou-se em 56,8%, mantendo o nível do mês anterior.

De acordo com o INE, a taxa de emprego dos homens (60,7%) excedeu a das mulheres (53,3%) em 7,4 pontos percentuais (p.p.), sendo que a primeira manteve o nível do mês anterior e a segunda aumentou 0,1 p.p..

No período, a taxa de emprego dos adultos foi de 62,3% e a dos jovens foi de 23,1%, o que corresponde, respetivamente, a um aumento de 0,1 p.p. e a um recuo de 0,2 p.p.

A população desempregada, estimada em 688,3 mil pessoas, aumentou 0,4% em outubro em relação ao mês anterior (3,0 mil pessoas), o que veio interromper um período de vinte meses de decréscimos sucessivos da população desempregada.

A população desempregada aumentou para os homens (1,9%; 6,3 mil) e para os adultos (0,6%; 3,2 mil), mas diminuiu para as mulheres (0,9%; 3,2 mil) e manteve-se inalterada para os jovens.

A taxa de desemprego situou-se em 13,4%, tendo aumentado 0,1 p.p. em relação ao mês anterior, para o que contribuiu "exclusivamente o acréscimo da população desempregada", já que a população empregada permaneceu estável.

A taxa de desemprego das mulheres (14,0%) excedeu a dos homens (12,8%) em 1,2 p.p., com a primeira a diminuir 0,1 p.p. e a segunda a aumentar 0,2 p.p..

Quanto à taxa de desemprego de jovens, situou-se em 33,3% em outubro, mais 0,3 p.p. do que no mês anterior, enquanto a taxa de desemprego dos adultos situou-se em 11,8%, aumentando 0,1 p.p. em relação ao mês anterior.

A taxa de desemprego não ajustada da sazonalidade foi 13,5%, tendo aumentado 0,2 p.p. em face ao mês anterior e diminuído 2,2 p.p. face a outubro de 2013, reporta ainda o INE.

Com este novo conjunto de estatísticas hoje divulgado, o INE diz pretender disponibilizar informação atualizada mensalmente sobre a evolução do mercado de trabalho que permita "um quadro de leitura mais completo do que aquele até agora proporcionado pelo Eurostat na divulgação mensal de estimativas da população desempregada e da taxa de desemprego para Portugal".

As estimativas mensais são referentes a trimestres móveis centrados, em que o mês de referência corresponde ao mês central de cada um desses trimestres. Assim, acrescentam, o mês de referência deste Destaque (outubro de 2014) corresponde, na verdade, ao mês central do trimestre composto pelos meses de setembro a novembro de 2014.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.