Governo autoriza videovigilância na Baixa do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Um despacho do Ministério da Administração Interna publicado hoje no Diário da República (DR) autoriza a instalação e a utilização de um sistema de videovigilância na Baixa do Porto, apesar do parecer negativo da comissão de proteção de dados.

O diploma prevê colocar, durante três meses, quatro câmaras noutros tantos pontos estratégicos da movida noturna da cidade: nas praças Guilherme Gomes Fernandes e Parada Leitão e nas ruas Cândido dos Reis e Galerias de Paris, estipula o documento, assinado pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Administração Interna, Fernando Manuel de Almeida Alexandre, na quinta-feira.

O DR determina que o Comando Metropolitano da PSP do Porto é a entidade responsável pela gestão do sistema, "que deve funcionar ininterruptamente, 24 horas por dia, em todos os dias da semana", não estando autorizada "nem a recolha, nem a gravação de som".

Em comunicado enviado à Lusa, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, observa que "a videovigilância está hoje presente nas nossas vidas em muitos espaços privados", pelo que "não fazia sentido que uma cidade como o Porto não pudesse também recorrer a esta tecnologia no espaço público".

Moreira sustenta estar provado "que a existência de videovigilância reduz os valores de criminalidade em pelo menos 10%, pelo que a simples existência do sistema vai ajudar a própria dinâmica da movida e os interesses de toda a gente".

O autarca garante ainda que "a Câmara não quer ver imagens nem controlar os cidadãos" e que "quem terá acesso à informação é a PSP, que assim poderá programar melhor as suas patrulhas e intervir atempadamente".

No DR, explica-se que a autorização contraria o parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), devido aos "esclarecimentos adicionais" dados pela Câmara do Porto.

O secretário de Estado recorda que "o sistema foi submetido a parecer pela CNPD", para quem o sistema não estava "em plena conformidade com os requisitos legais e regulamentares aplicáveis".

No entanto, a autarquia prestou esclarecimentos adicionais" considerados "suficientes para a demonstração de que o sistema preenche todos os requisitos legais e regulamentares".

O Governo determinou que, no fim dos três meses desta autorização, "deve ser feita uma nova reavaliação dos pressupostos que determinaram a concessão da autorização".

No comunicado, a Câmara do Porto nota que "o sistema agora aprovado pelo Governo funcionará pelo período de três meses mas poderá ser alargado verificados os pressupostos que determinaram a concessão".

A autarquia justificou a intenção de monitorizar "as ruas com maior pressão na noite do Porto, procurando-se promover a segurança e dotar as autoridades policiais de melhores e mais edificasses meios de prevenção de criminalidade".

"A Câmara e a PSP avaliarão agora qual o melhor momento para por em prática o sistema", acrescenta o município.

No diploma, estipula-se que o sistema "poderá ser de imediato executado e deve, no mais curto prazo, ser ativado em todas as componentes autorizadas".

Escreve-se ainda que "os pedidos de preservação de imagens para finalidades probatórias devem ser remetidos para o Ministério Público ou para o juiz".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.