Secretário-geral do SIRP chamado ao parlamento sobre "limpezas electrónicas" do SIS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) - O secretário-geral dos Serviços de Informação da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, vai ser chamado ao parlamento para dar explicações sobre ações de "limpeza eletrónica" do SIS no Instituto de Registo e Notariado (IRN).

No âmbito das investigações da "Operação Labirinto" sobre a concessão de ´vistos gold', a PJ detetou elementos dos Serviços de Informações e Segurança (SIS) no gabinete do presidente do IRN, António Figueiredo, que foi depois preso preventivamente.

O PS apresentou um requerimento para ouvir, para já, somente, o Conselho de Fiscalização do SIRP sobre este caso, mas a vice-presidente do PSD Teresa Leal Coelho foi mais longe e disse que, além dessa proposta dos socialistas, aceitava o requerimento do Bloco de Esquerda e do PCP para também ser ouvido na Assembleia da República o secretário-geral do SIRP.

Teresa Leal Coelho declarou que o comunicado emitido por Júlio Pereira sobre a operação de varrimento eletrónico feita por agentes do SIS (entre eles estava o próprio diretor Horácio Pinto) "deixou muitas dúvidas".

"Queremos um cabal esclarecimento sobre o que se passou, primeiro, tal o PS propõe, pelo Conselho de Fiscalização do SIRP, mas, depois, também pelo secretário-geral [Júlio Pereira], disse.

Sobre este caso, a deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório, usou palavras duras, considerando "sinistra" quer a ação dos agentes do SIS, quer a explicação sobre a operação do IRN.

António Filipe (PCP) mostrou-se cético sobre o resultado de uma audição com o Conselho de Fiscalização do SIRP.

"Fiscalizam muito, mas nunca vêem nada", declarou o deputado comunista sobre este órgão de nomeação parlamentar.

O PS, por intermédio do deputado Jorge Lacão, levantou dúvidas sobre a audição de Júlio Pereira, alegando que a Assembleia da República fiscaliza a atividade do Governo e que o secretário-geral do SIRP e tutelado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

PMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".