Capão à Freamunde, de Paços de Ferreira, já tem Indicação Geográfica Protegida

| Norte
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, Porto, 26 nov (Lusa) - O produto gastronómico "Capão à Freamunde", de Paços de Ferreira, foi certificado com a Indicação Geográfica Protegida (IGP), anunciaram terça-feira os promotores da semana gastronómica dedicada àquela especialidade.

Para os organizadores do evento, que vai decorrer de 28 de novembro a 13 de dezembro em sete restaurantes do concelho de Paços de Ferreira, a certificação é uma "mais valia" que permitirá defender e promover as formas tradicionais de criar o capão e prepará-lo em termos gastronómicos.

Ricardo Graça, da Associação de Produtores, disse hoje que o processo de certificação está concluído, determinando de forma concreta, o modo de castração do animal e a forma como é criado, entre outros requisitos

Segundo o dirigente, o conjunto de exigências facilitará a comercialização e a identificação do "capão vivo ou morto" em termos nacionais.

Em conferência de imprensa para a apresentação do evento, Ricardo Graça disse que no concelho há capacidade para aumentar a produção de capões, de forma artesanal, se a procura aumentar, "como se espera".

Na apresentação da semana gastronómica participaram vários representantes do setor.

Raimundo Durão, da Confraria do Capão, disse que a certificação é "uma boa notícia" e facilitará "a democratização da especialidade" gastronómica.

"Devia-se comer capão todo o ano, como na Bairrada se come leitão", sublinhou, defendendo a necessidade de criar condições para a venda da ave ao peso, para além de melhorar o circuito de comercialização.

O representante da confraria recordou que, atualmente, já há tecnologias, como o vácuo, que permitem o transporte do leitão em boas condições, o que facilita a comercialização noutras zonas do país.

O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, congratulou-se com a certificação, destacando a importância cultural e económica do produto.

Em 2013, foram comercializados 2.200 capões na região de Paços de Ferreira.

No concelho há 73 produtores registados, a maioria de dimensão familiar.

Um dos pontos altos da semana gastronómica é o concurso gastronómico, na sua 23ª edição, para escolher o restaurante que melhor prepara o capão.

A decisão vai ser tomada durante um jantar a realizar no dia 12 de dezembro.

A Rota do Românico associa-se à semana gastronómica preparando dois pacotes turísticos, nos quais os visitantes podem aliar a degustação daquela especialidade à visita ao património da região.

APM // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.