Paisagem do Alvão "desfigurada" com linha eléctrica, denuncia Quercus

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 jul (Lusa) -- A associação ambientalista Quercus denunciou hoje um novo "desfiguramento" no Parque Natural do Alvão (PNA), em Vila Real, com a instalação de uma linha de transporte de energia e sugeriu o enterramento desta linha.

De acordo com os ambientalistas, a nova linha elétrica, que foi implementada em Lamas de Olo, Arnal e Galegos da Serra representa um "atentado aos valores naturais e culturais da área classificada", afetando vegetação autóctone, turfeiras e lameiros que consideram serem a "matriz da paisagem do PNA".

"Ao nível da paisagem deve a todo o custo evitar-se criar elementos dissonantes. Deste modo as cores, formas e escala das construções envolventes, bem como os aspetos do relevo, terão de ser levadas em conta na elaboração e aprovação de qualquer projeto", salientou a associação, em comunicado.

A Quercus considerou ainda que se trata de uma "clara violação da legislação em vigor" porque o Plano de Ordenamento do PNA "não considera a instalação de qualquer linha elétrica nestas áreas de intervenção específicas".

Em áreas classificadas, a instalação de novas linhas de áreas de transporte de energia fora dos perímetros urbanos depende de parecer favorável do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Contactada pela Lusa, fonte do ICNF explicou que se tratou da substituição de um equipamento que já existia e que segue, na maior parte do seu traçado, junto a um caminho.

"Foram avaliadas alternativas ao traçado, mas todas eram mais impactantes, por aumentarem consideravelmente a extensão da linha, sem vantagem clara para a conservação dos valores naturais e biodiversidade", referiu ainda a fonte.

O INCF salientou que deu parecer positivo com condicionantes ao projeto, impondo um conjunto de medidas minimizadoras de impactos direcionadas para a conservação de património natural (relativas à avifauna) que permitem manter a conservação dos valores.

A Quercus sugeriu ainda que seja avaliada a alternativa do enterramento da linha junto às estradas já existentes nesta área protegida.

"O balanço entre o enterramento da linha e o muito menor esforço de manutenção para as linhas aéreas, juntamente com a imposição de um conjunto de condicionantes, não justificava a imposição dessa opção", sublinhou, por sua vez, o ICNF.

As situações em que o ICNF tem optado por impor o enterramento de linhas prendem-se com a presença de valores em determinados locais muito específicos e nos quais se considera que, efetivamente, a linha tem um impacte muito significativo, não passível de minimização ou compensação.

Os ambientalistas lembraram ainda o alerta lançado há uns tempos contra a construção de uma estrada no PNA, que irá ter "efeitos negativos" no lobo ibérico e da borboleta azul.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.