Lopetegui avisa para qualidade do BATE Borisov e quer ganhar para ser primeiro

| FC Porto
Porto Canal

O treinador espanhol Julen Lopetegui elogiou hoje o BATE Borisov, considerando que apenas um FC Porto ao melhor nível pode conquistar os três pontos, na terça-feira, na Bielorrússia, na Liga dos Campeões de futebol.

“O BATE Borisov venceu aqui o Atlhetic Bilbau (2-1) e tem nível suficiente para ganhar a qualquer equipa se não fizermos bem as coisas”, vincou, na antevisão do desafio da quinta jornada do grupo H.

Apesar de o FC Porto já estar apurado para os oitavos de final da Liga "milionária" e de ter goleado o adversário 6-0 no Dragão, o técnico espanhol recorda que o rival ainda tem tudo em aberto na competição, pelo que este vai ser “um jogo exigente a todos os níveis, físico, técnico e tático”.

“É um jogo da ‘champions’ e eles ainda têm hipóteses de se apurar para os oitavos de final ou jogar a Liga Europa. É um jogo muito importante e teremos de trabalhar muito para conseguir os três pontos. Jogar ao melhor nível em condições diferentes do habitual, pelo que teremos de as superar para ganhar”, justificou.

O FC Porto irá apresentar o “melhor onze”, pois, apesar de apurado, “os três pontos são muito importantes na luta pelo primeiro lugar”.

Por isso, Lopetegui espera que os seus pupilos tenham “mentalidade e capacidade para ultrapassar as dificuldades e dar mais um passo em termos mentais”.

O treinador portista desvalorizou a ausência de futebolistas que estiveram ao serviço de diversas seleções – “nem todos os clubes têm a sorte de ter 14 jogadores nas seleções” –, assumindo esse facto como “consequência da qualidade da equipa” e afiançou que todos “estão bem”.

“Teremos de ser capazes de superar uma boa equipa. Não vamos deslumbrar-nos, porque temos experiência suficiente. O passado não serve para nada. Esta equipa ganhou aqui ao Athletic Bilbau. E ainda pode qualificar-se para os oitavos. Depende apenas dela, por isso, é um jogo importantíssimo para o BATE, assim como para nós”, sintetizou.

As temperaturas baixas, com a cidade coberta de uma fina camada de neve, bem com as alegadamente deficientes condições do relvado foram minimizadas, com o técnico "azul e branco" a defender que a equipa deve ser “capaz de superar mais estas condicionantes”.

Por questões logísticas, que obrigavam a viagens acrescidas em Borisov, o FC Porto prescindiu de treinar na Bielorrússia, tendo feito o último apronto ainda em Portugal.

O FC Porto, já apurado, lidera com 10 pontos, os ucranianos do Shakhtar Donetsk têm oito, o BATE Borisov três e os espanhóis do Athletic Bilbau apenas um.

BATE Borisov e FC Porto defrontam-se pelas 17:00 portuguesas de terça-feira, em desafio que será arbitrado pelo romeno Ovidiu Hategan.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.