Autoridade de Saúde diz que origem de brucelose em Baião está controlada

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 24 nov (Lusa) - A Autoridade Local de Saúde de Baião disse hoje à Lusa estar "identificada e controlada" a origem dos 13 casos de brucelose detetados naquele concelho do distrito do Porto.

"Está identificado e todas as entidades com responsabilidade na área de saúde animal estão a tratar do caso. Está tudo controlado", afirmou Gabriela Saldanha, confirmando que a infeção foi provocada pela ingestão de queijo fresco produzido de forma artesanal.

Segundo a autoridade de saúde, o queijo foi vendido, porta a porta, por um particular, entre maio e julho.

Gabriela Saldanha admite que novos casos possam ser diagnosticados nos próximos dias, porque o período de incubação da doença, provocada por uma bactéria pode durar alguns meses.

Se houver sintomas como febre, dores de cabeça, suores ou arrepios, que podem ser confundidos com uma gripe, as pessoas devem recorrer a um médico de família para fazer avaliação clínica e laboratorial, recomendou.

Disse também que no concelho de Baião decorre uma sensibilização "no sentido de ser feita uma vigilância da saúde animal e evitar que as pessoas consumam queijos e leite não pasteurizados e comprem produtos certificados".

Sobre os 13 casos já identificados, Gabriela Saldanha disse que "todas as situações estão a evoluir favoravelmente", incluindo os quatro doentes internados em dois hospitais do Porto.

"Estamos em articulação com os hospitais. Tudo depende das pessoas, mas à partida pensa-se que em breve terão alta", previu.

APM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.