Carlos Zorrinho diz que "grande desafio" do PS é evitar sair fragilizado da detenção de Sócrates

Carlos Zorrinho diz que "grande desafio" do PS é evitar sair fragilizado da detenção de Sócrates
| Política
Porto Canal

O eurodeputado socialista Carlos Zorrinho disse hoje, a propósito da detenção de José Sócrates, que o "grande desafio" para o PS é evitar sair fragilizado desta situação, o que seria mau para o partido e para o país.

"O grande desafio para nós todos é que isso não aconteça e para o país será bom que não aconteça", disse à Lusa Carlos Zorrinho, quando questionado sobre se a detenção de Sócrates poderá fragilizar o partido em vésperas de Congresso e quando prepara as eleições legislativas do próximo ano.

O eurodeputado preferiu, no entanto, não se adiantar sobre o tema e afirmou que todos os socialistas devem neste momento ter no "espírito" a mensagem do secretário-geral do PS, António Costa, que apelou para que não confundam a sua solidariedade pessoal em relação a José Sócrates com a ação política do partido, salientando a plena independência da justiça.

Zorrinho, que foi secretário de Estado num Governo de José Sócrates, diz que nesta situação tem o seu "lado pessoal", mas que não tem interesse público", e o "lado pragmático da situação, que cabe à justiça"

Depois de ter sido detido na sexta-feira à noite, no aeroporto de Lisboa, José Sócrates começou a ser interrogado no domingo, devendo hoje conhecer a medida que coação a que será sujeito.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o ex-primeiro-ministro está a ser investigado por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Os outros três arguidos no processo foram detidos na quinta-feira e também aguardam as medidas de coação.

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.