Interrogatório de Sócrates foi interrompido e recomeça às 14:30

| País
Porto Canal

O interrogatório judicial do ex-primeiro-ministro José Sócrates, detido desde sexta-feira por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, terminou cerca das 12:30 e será retomado às 14:30, informou o seu advogado.

O advogado João Araújo disse aos jornalistas presentes no Campus de Justiça, em Lisboa, que o interrogatório que começou pelas 10:00 foi interrompido para almoço e que as diligências serão retomadas às 14:30.

José Sócrates está a ser ouvido hoje no Tribunal Central de Investigação Criminal, conhecido por "ticão", em Lisboa, pelo juiz Carlos Alexandre, num dia em que os advogados preveem que sejam avançadas as medidas de coação que serão aplicadas ao ex-chefe de Governo, ao seu amigo e antigo administrador do grupo Lena de construção Carlos Santos Silva, ao motorista do ex-governante João Perna e ao advogado Gonçalo Trindade Ferreira, todos detidos no âmbito desta investigação.

Depois de ter sido detido na sexta-feira à noite, no aeroporto de Lisboa, José Sócrates começou a ser interrogado no domingo, depois de no sábado terem sido inquiridos os restantes três arguidos detidos no âmbito da mesma investigação.

No domingo, José Sócrates esteve desde as 08:35 até às 21:45 no Campus de Justiça, depois de no sábado ter comparecido no tribunal, durante mais de cinco horas, apesar alegadamente não ter sido interrogado.

No domingo, à saída do tribunal, o advogado do ex-primeiro-ministro, João Araújo, adiantou que o interrogatório judicial iria continuar hoje, admitindo que as medidas de coação podem ser conhecidas durante o dia.

João Araújo assegurou no domingo à noite que o seu cliente "está ótimo" e com um "estado de espírito forte", assinalando que José Sócrates prestou todos os esclarecimentos ao juiz Carlos Alexandre e que o interrogatório nesse dia correu "muito bem".

O ex-primeiro-ministro foi detido quando chegava ao aeroporto de Lisboa proveniente de Paris, no âmbito de um processo de suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Os outros três arguidos no processo, o empresário Carlos Santos Silva, que foi administrador do grupo Lena entre março de 2008 e outubro de 2009, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o motorista João Perna, detidos na quinta-feira, regressaram também hoje ao "ticão", onde aguardam uma decisão sobre as medidas de coação.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.