PSD e CDS/PP querem ver a pasta que Maria Luís Albuquerque recebeu de Costa Pina

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jul (Lusa) -- Os grupos parlamentares do PSD e do CDS/PP querem ter acesso ao índice e ao conteúdo de todas as pastas de transição passadas pelo ex-secretário de Estado do Tesouro socialista Costa Pina à sua sucessora Maria Luís Albuquerque.

Num requerimento conjunto ao presidente da comissão de inquérito parlamentar aos 'swaps', Jorge Lacão, os deputados da maioria fazem "o pedido urgente" para ter acesso ao índice e aos conteúdos das pastas de transição de Governo, em junho de 2011, depois de Costa Pina ter garantido na terça-feira que informou Maria Luís Albuquerque sobre os instrumentos de gestão de cobertura de riscos contratados pelas empresas públicas.

Já a então secretária de Estado do Tesouro e atual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse que o Governo PS tinha conhecimento deste problema, mas que "na transição de pastas nada foi referido a respeito desta matéria", aquando da sua ida à comissão de inquérito, a 25 de junho.

Na sequência destas declarações e no sentido do bom desenvolvimento dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito, os deputados da maioria PSD-CDS/PP querem conhecer o conteúdo das referidas pastas, bem como a carta referida pelo antigo secretário de Estado do Tesouro Costa Pina, na qual a Metro de Lisboa terá dito ao Governo, em abril de 2011, ser capaz de resolver o problema criado pelos contratos 'swap' sem apoio da tutela.

"Em abril de 2011, o Ministério das Finanças recebe da administração da Metro de Lisboa, uma carta que diz que tem esperança de conseguir resolver autonomamente a questão, sem precisar de apoio extraordinário. Foi dito e escrito pelo conselho de administração do Metro e em caso algum tive razões para duvidar", afirmou o ex-governante, que está hoje a ser ouvido na comissão de inquérito parlamentar aos contratos 'swap'.

JNM /(IM/NJM)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.