Ataque de bombista suicida no Afeganistão faz pelo menos 50 mortos e 60 feridos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cabul, 23 nov (Lusa) -- Cerca de 50 pessoas morreram hoje no Afeganistão depois de um bombista suicida se ter feito explodir entre o público que assistia a um jogo de voleibol da província de Patkika, este do país, adiantou a AFP.

De acordo com a agência de notícias francesa, que cita o vice-governador da província afegã que faz fronteira com o Paquistão, o atentado feriu ainda 60 pessoas, algumas delas com gravidade.

"O bombista suicida estava de mota e fez-se explodir no meio de um jogo de voleibol", disse o vice-governador Attaullah Fazli.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, que tomou posse em setembro, apressou-se a condenar o ataque, de acordo com um porta-voz citado pela France Presse.

A autoria do atentado ainda não foi reclamada.

A província de Patkika foi alvo de outro ataque suicida em julho, quando um bombista que conduzia um camião carregado de explosivos matou pelo menos 41 pessoas num movimentado mercado da região.

O ataque de hoje acontece no mesmo dia em que a câmara baixa do parlamento afegão aprovou a permanência no país de cerca de 12.500 soldados da missão da NATO durante o próximo ano, numa altura em que o exército e polícia do Afeganistão tentam conter os talibãs.

A missão da NATO liderada pelos Estados Unidos termina no final do ano, mas as recentes ofensivas talibãs demonstraram a fragilidade das forças militares e policiais do país.

A nova missão da NATO vai centrar-se no apoio às forças afegãs, em paralelo com as missões de contra-terrorismo norte-americanas.

IMA // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.