Sindicato denuncia "despedimento coletivo encapotado" mas ThyssenKrupp Elevadores nega

Sindicato denuncia "despedimento coletivo encapotado" mas ThyssenKrupp Elevadores nega
| País
Porto Canal

O Sindicato das Indústrias Elétricas denunciou hoje o que considera ser um "despedimento coletivo encapotado" que está a ser levado a cabo pela ThyssenKrupp Elevadores, mas a empresa alemã nega e diz que está em curso uma "reestruturação interna".

"A empresa tem exercido fortes pressões sobre os trabalhadores no sentido destes abdicarem do seu posto de trabalho para que haja uma redução de efetivos. Está a ser proposta a sua deslocalização para outras zonas do país, a dezenas de quilómetros do local atual de trabalho. Isto configura uma espécie de despedimento coletivo encapotado" disse, à agência Lusa, Manuel Correia, dirigente do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI).

Contactada pela Lusa, a administração da ThyssenKrupp Elevadores Portugal, com sede em Massamá (Sintra), sublinhou que a empresa, com cerca de 500 trabalhadores distribuídos por várias zonas do país, está a proceder a uma "reestruturação interna", a qual vai ser explicada ao Ministério da Economia em agosto, após o sindicato ter apresentado uma queixa à tutela.

O diretor da empresa, Rui Casimiro, explicou que os "ajustes internos" têm como objetivo tornar a ThyssenKrupp Elevadores "mais flexível, e aproximá-la dos clientes" em função do mercado e do contexto económico-financeiro que se vive. Contudo, o responsável admitiu que o processo de reestruturação interno "pode levar à eliminação de um ou de outro posto de trabalho", salientando que essa situação será sempre negociada com os trabalhadores.

Rui Casimiro assumiu igualmente que pode haver deslocalizações de trabalhadores dentro da empresa, mas frisou que essa medida só avançará "com o acordo dos funcionários".

Em relação às duas situações - eliminação de postos de trabalho e a deslocalização de trabalhadores -, Rui Casimiro esclareceu que "não serão em grande escala", mas, como o processo ainda está em curso, não conseguiu adiantar o número de pessoas que serão abrangidas pelas duas medidas.

A ThyssenKrupp Elevadores Portugal dedica-se à instalação e manutenção de elevadores, e tem delegações de Norte a Sul do País, nomeadamente em Setúbal, Santarém, Faro, Portimão, Coimbra, Porto e Braga.

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.