Câmara de Chaves implementa projecto "Idoso Feliz" a partir de Janeiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, Vila Real, 21 nov (Lusa) -- A Câmara de Chaves implementa em janeiro o projeto "Idoso feliz", que visa combater a solidão e o isolamento dos mais velhos e, ao mesmo tempo, promover o envelhecimento saudável e ativo, anunciou hoje o município.

A autarquia explicou, em comunicado, que se trata de um "projeto-piloto" que, inicialmente, irá funcionar no conjunto habitacional dos Aregos, um dos quatro bairros sociais deste concelho do distrito de Vila Real, podendo depois alargar-se a outros espaços.

O "Idoso feliz" visa uma intervenção psicossocial e arranca em janeiro como a missão de "combater a solidão e o isolamento" da população mais velha, bem como promover "o envelhecimento saudável e ativo".

Ao mesmo tempo, o projeto pretende, segundo o município, "melhorar a qualidade de vida e a autoestima da população mais envelhecida".

Os objetivos são o apoio a nível de cuidados primários de saúde, promover a ligação interpessoal, fortalecer laços de amizade e relações sociais, estimular a psicomotricidade, incentivar a participação e potenciar a inclusão social, contribuindo assim para retardar ou evitar a institucionalização destas pessoas.

Estes idosos vão contar com o apoio técnico de psicólogos, educadores sociais, voluntários, bem como das famílias colaboradoras do referido bairro.

A Câmara de Chaves está também a promover aulas de ginástica para a população sénior do concelho.

A iniciativa envolve, neste momento, 190 participantes e visa sensibilizar a população a partir dos 50 anos para a importância da prática regular de exercício físico.

Este projeto de "atividade física sénior" teve início em setembro passado e decorrerá até junho do próximo ano.

As aulas decorrem três vezes por semana no Pavilhão Municipal e na Piscina Municipal.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.