Planos reestruturação preveem limites a bónus e proibição de aquisições - Comissário da Concorrência

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 24 jul (Lusa) -- O comissário europeu da Concorrência disse hoje, em Bruxelas, que os planos de reestruturação da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI e BCP preveem limites aos bónus e proibição de aquisições e de práticas de risco.

Em declarações a jornalistas portugueses, no dia em que a Comissão Europeia deu luz verde aos planos de reestruturação dos três bancos -- embora a do BCP só seja formalizada dentro de semanas -, Joaquin Almunia escusou-se a entrar em detalhes sobre cada um dos planos de reestruturação, já que estão "protegidos por sigilo". No entanto, adiantou que, no caso da CGD, o plano impõe a reestruturação das operações espanholas e venda do ramo de seguros, enquanto, no caso do BCP, Bruxelas decidiu não exigir a venda do banco na Polónia.

O comissário espanhol revelou ainda que os planos de reestruturação, que serão monitorizados durante a sua aplicação, vigorarão até 2017 nos casos da CGD e do BCP, enquanto Bruxelas espera que o BPI tenha o seu processo finalizado já em finais de 2015.

ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.