Trabalhador morre soterrado numa obra em Viana

| Norte
Porto Canal

Um homem de 34 anos morreu hoje soterrado pelo desmoronamento de terras numa obra privada na freguesia de Santa Maria de Geraz do Lima, em Viana do Castelo, disse à agência Lusa fonte da GNR.

O alerta para o desmoronamento foi dado cerca das 14:40, quando a terra caiu sobre a vala onde o trabalhador se encontrava a realizar uma obra de instalação de canalização de água, num terreno privado daquela localidade.

O óbito, precisou a fonte, só foi confirmado cerca de 40 minutos depois do alerta, com a retirada do corpo do trabalhador do fundo da vala, que teria cerca de quatro metros de profundidade.

Uma equipa da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) esteve já no local e confirmou à Lusa a abertura de um inquérito ao acidente e às condições de segurança no local, bem como sobre os vínculos laborais entre os trabalhadores e a empresa responsável pela empreitada.

Segundo admitiu, no local do acidente, o diretor do Centro Local de Viana do Castelo da ACT, esta vala não estaria entivada, ou seja, protegida contra a queda de terras para o seu interior, o que "é necessário" para garantir a segurança dos trabalhadores que se encontram no interior.

"De facto, conseguem ver, como eu consigo ver, que essa entivação não estava lá", disse, aos jornalistas, Joaquim Silva.

Na altura do acidente encontravam-se no local mais um trabalhador, na zona da vala, e um terceiro elemento a manobrar uma máquina.

No inquérito já em curso pela ACT, acrescentou Joaquim Silva, serão pedidas informação sobre as condições de preparação da obra junto da empresa responsável, bem como se existia uma avaliação de riscos e planificação de segurança no local, com medidas de prevenção e de gestão de riscos.

Para o local, além de meios do INEM e dos bombeiros, foram ainda mobilizados elementos da GNR.

A vala onde se deu o acidente será entretanto aterrada, por questões de segurança, e o local vedado enquanto decorre a investigação, segundo determinação da ACT.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.