IGAS quer esclarecer caso de jovens médicas a quem perguntaram se queriam engravidar

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 nov (Lusa) -- A Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um processo de esclarecimento a propósito de denúncias de médicas que afirmaram que nos concursos de seleção para unidades públicas de saúde lhes perguntaram se pretendiam engravidar.

Fonte oficial do gabinete do ministro Paulo Macedo disse à agência Lusa que o Ministério da Saúde repudia esta situação é que já foi aberto um processo de esclarecimento.

"A IGAS abriu já um processo de esclarecimento e, face às suas conclusões, desencadeará os procedimentos que se venham a revelar necessários e adequados".

Várias médicas denunciaram a um advogado da Ordem dos Médicos que, nos concursos de seleção para unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), lhes era perguntado se pretendiam engravidar, uma situação que o bastonário repudia veementemente.

Segundo o bastonário José Manuel Silva, a situação passou-se em entrevistas em concursos de provimento de admissão em unidades do SNS, embora as jovens médicas em causa não queiram identificar-se nem nomear os júris em que a situação ocorreu, por receio de serem penalizadas.

Contudo, o advogado a quem estas médicas solicitaram ajuda colocou a questão por escrito à direção da Ordem.

"O que me entristece e me deprime é estas perguntas terem sido colocadas por médicos", afirmou José Manuel Silva durante um encontro com jornalistas, para promover o XVII Congresso Nacional de Medicina, que decorre na próxima semana em Lisboa.

Nesse Congresso, um dos temas em debate é precisamente a questão da promoção da natalidade em Portugal.

"As mulheres têm cada vez menos condições para engravidar. Não se dá estabilidade nem condições de trabalho com dignidade e ainda se põem entraves. Perante isto, tudo o que se possa falar de medidas para aumentar a taxa de natalidade é uma hipocrisia", declarou o bastonário.

ARP // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).