Guilherme Aguiar compromete-se a não aumentar impostos em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 24 jul (Lusa) -- O candidato independente à Câmara de Gaia, José Guilherme Aguiar, garantiu hoje não pretender agravar "qualquer taxa" municipal e comprometeu-se a tentar "diminuir" alguns encargos, nomeadamente com o IMI e a fatura da água.

"Não irei agravar qualquer taxa, a não ser que seja obrigatório por lei. Bem pelo contrário, o município de Gaia vai, racionalmente, tentar diminuir os encargos que os cidadãos tenham, sejam do Imposto Municipal sobre Imóveis [IMI) ou da fatura da água", disse à Lusa o candidato, no fim de uma visita à feira dos Carvalhos.

O compromisso surgiu durante o contacto a população "numa das maiores concentrações de feirantes e compradores do concelho e da Área Metropolitana do Porto", durante a qual Guilherme Aguiar ouviu pessoas "muito preocupadas com o futuro" e com dúvidas sobre se "as taxas e impostos vão ser agravados".

Alertando existirem taxas e impostos que "legalmente ou contratualmente" não será "capaz de diminuir", devido à "legislação ou a compromissos que a Câmara tenha assumido", o candidato independente compromete-se a não "agravá-los".

"Não é uma promessa, é um compromisso, eu não faço promessas", observou o candidato, que não pretende deixar "falsas expectativas nas pessoas".

"Não iremos fazer aquelas promessas irrealistas e propagandísticas que tanto mal têm feito à classe política porque depois, quando não se cumprem, os políticos são vistos como mentirosos", vincou.

Por isso, Guilherme Aguiar afirma que as taxas e impostos municipais "serão diminuídas sempre na medida das possibilidades do município".

Acrescenta "que as poupanças que tiverem serão afetadas a investimento dentro do próprio município".

Além de José Guilherme Aguiar, na corrida à Câmara de Gaia estão Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE) e Manuel Vieira Machado (independente).

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.