Mais de 275 mil luzes iluminam Viseu no Natal

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 19 nov (Lusa) -- Mais de 275 mil luzes e 200 peças decorativas com desenhos inspirados na figura do anjo vão iluminar na época de Natal a cidade de Viseu, que este ano tem uma programação orçada em cem mil euros.

O programa do Viseu Natal Sonho Tradicional, que foi hoje apresentado, estende-se por 35 dias, entre o final deste mês e os Reis.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, afirmou que a iluminação colocada em 25 ruas, praças, largos e jardins da cidade será "quente e, ao mesmo tempo, inteligente", no âmbito de um projeto de tecnologia LED de baixo consumo.

Apesar de, neste período, Viseu querer tornar-se numa "cidade luz", não foi esquecida a sua condição de "cidade jardim", sendo criados três jardins de Natal no centro histórico, nomeadamente nas ruas Direita e da Paz e na Praça D. Duarte.

Almeida Henriques contou que os jardineiros vão também colocar plantas alusivas à época natalícia em duas rotundas e em alguns canteiros da cidade.

"Viseu reforça a sua atratividade nesta época", sublinhou o autarca, acrescentando que serão valorizadas as suas tradições natalícias, fugindo o mais possível à figura do Pai Natal, e também "o seu património cultural, a sua vocação comercial e a sua dimensão solidária".

Durante os 35 dias, estão previstas mais de 50 iniciativas, 550 horas de animação para crianças em oito espaços diferentes, 40 concertos de Natal, Ano Novo e Reis e muitas parcerias.

Almeida Henriques referiu que o Montepio Geral patrocina a iniciativa em 50 mil euros, "dentro de uma lógica de cultura de parceria e de responsabilidade social" que considera estar a ser criada.

As freguesias não vão ficar de fora da programação, estando a ser formada "uma rota de presépios em Viseu que faz um périplo por todas as freguesias".

"Em cada uma haverá um concerto de Natal, descentralizando o acesso à música nesta época. Os grupos de cantares tradicionais terão também um palco frequente na cidade", acrescentou.

Um mercado de Natal, atividades de conto centradas no escritor Aquilino Ribeiro, um concerto dos Clã destinado ao público infantojuvenil e um ateliê onde as crianças poderão pintar 500 anjos inspirados na figura de um anjo do pintor Grão Vasco são outras atividades previstas.

A programação inclui também galas de solidariedade de diversas instituições, um mercado de rua solidário e a comemoração do Dia Internacional da Pessoas com Deficiência.

A passagem de ano será assinalada com o espetáculo "Águas Dançantes", que consiste no movimento sincronizado de 360 jatos de água e 13 projetores ao som de música, com projeção de imagens em três dimensões, 134 vulcões multicores e 2.100 efeitos pirotécnicos, no Adro da Sé.

O presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, Gualter Mirandez, mostrou-se satisfeito com a programação e com o impacto que prevê que aquela vá ter nas ruas da cidade.

"O que pedimos para as ruas de Viseu é gente. Creio que, para esta altura do ano, a resposta está aqui", frisou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".