GNR deteve suspeito de cultivo de canábis em Foz Côa

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Foz Côa, 24 jul (Lusa) - A GNR anunciou hoje a detenção, em Vila Nova de Foz Côa, de um homem de 23 anos, desempregado, por suspeita de crime de tráfico e de cultivo de produto estupefaciente.

O suspeito foi detido por militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Pinhel, na sequência de uma ação de vigilância realizada na terça-feira no âmbito de um inquérito relativo a consumo e tráfico de estupefacientes.

Segundo o tenente-coronel Cunha Rasteiro, chefe da secção de investigação criminal do Comando Territorial da GNR da Guarda, o homem foi abordado pelos militares na localidade de Almendra, Vila Nova de Foz Côa, "após ter feito uma entrega de produto estupefaciente a dois indivíduos".

Após a abordagem, a GNR efetuou duas buscas, uma num terreno agrícola e outra na residência do suspeito, onde foi detetada a existência de uma plantação de canábis, em duas estufas artificiais que se encontravam numa sala da habitação.

A GNR apreendeu 14 pés de plantas canábis com uma altura compreendida entre 0,60 e 0,80 centímetros, oito troncos de canábis, duas estufas em lona, um filtro para estufa e diverso material utilizado para estufas (lâmpadas incandescentes, ventiladores, termómetros, fertilizantes, temporizadores, desumidificadores e ventoinhas).

Foram também apreendidos, entre outros artigos, uma balança de precisão, três telemóveis, um moinho, um estilete, vários livros referentes ao cultivo de canábis e embalagens para o acondicionamento de produto estupefaciente.

A GNR apreendeu ainda 15,2 gramas de haxixe e 280 gramas de canábis e seis plantas de canábis que se encontravam num terreno baldio na área da freguesia de Santo Amaro, no mesmo concelho.

A fonte realça a apreensão de uma pequena máquina de lavar roupa alegadamente utilizada pelo suspeito para fabricar haxixe e pólen de haxixe, "utilizando um processo simples e sem a utilização de componentes químicos".

O tenente-coronel Cunha Rasteiro disse hoje a agência Lusa que a GNR deteve "um indivíduo que tinha alguma importância em termos do fabrico de haxixe no concelho de Vila Nova de Foz Côa".

"Pelas estufas encontradas via-se que o grau de especialização tinha como objetivo produzir de modo a 'alimentar' o mercado local de estupefacientes", observou.

O chefe da secção de investigação criminal do Comando Territorial da GNR da Guarda admite que a detenção do suspeito "foi um rude golpe em termos do tráfico de estupefacientes ao nível do concelho de Foz Côa e limítrofes".

O detido vai ser hoje presente ao tribunal de Vila Nova de Foz Côa para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventual medida de coação.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.