Trabalhadores da Segurança Social de Viseu contra "despedimento colectivo"

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 nov (Lusa) - Oito dezenas de trabalhadores do Centro Distrital de Viseu manifestaram-se hoje contra o "despedimento coletivo" de 697 colegas do Instituto da Segurança Social (ISS), que consideram ser inconstitucional.

Os trabalhadores concentraram-se hoje de manhã em frente ao Centro Distrital de Viseu, exibindo uma faixa negra e tendo nas mãos balões pretos.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente sindical José António Duarte, do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública e Sociais do Centro, explicou que, em Viseu, estarão em risco mais de 20 trabalhadores.

"Na quinta-feira, mais de 20 trabalhadores, 19 dos quais assistentes operacionais, receberam uma carta a notificá-los para no prazo de cinco dias entregarem o seu 'curriculum vitae' para ser analisado com vista à requalificação", contou.

Segundo o dirigente sindical, estes trabalhadores "estão muito assustados, porque há alguns que trabalham há 20 e 30 anos na Segurança Social e de um momento para o outro recebem esta carta".

Na sua opinião "não há consideração nenhuma para com estes trabalhadores", estando o Governo "a desmantelar tudo o que seja público".

No início do mês, o secretário de Estado da Administração Pública, Leite Martins, aprovou a proposta do Instituto de Segurança Social para a redução de 697 postos de trabalho, cujos funcionários deverão ser colocados em inatividade, no âmbito do regime de requalificação.

Em setembro, vários centros regionais de Segurança Social fizeram reuniões com cerca de 700 trabalhadores, sobretudo assistentes operacionais (motoristas e telefonistas) para os informar da intenção de os colocar em requalificação (ex-mobilidade especial).

O processo de reorganização do ISS tem por base um estudo de avaliação enviado pelo instituto para o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e para o Ministério das Finanças, que contém uma previsão dos efeitos concretos da reorganização nos mapas de pessoal.

AMF/CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.