Legionella: Confirmados 15 novos casos, número de infectados sobe para 331

Legionella: Confirmados 15 novos casos, número de infectados sobe para 331
| País
Porto Canal

Quinze novas infeções por 'legionella' foram reportadas desde as 15:00 de sexta-feira e as 13:00 de hoje, elevando para 331 o número de casos verificados desde o dia 07, informou a autoridade de saúde.

Em comunicado enviado cerca das 18:00 de hoje, a Direção-Geral de Saúde (DGS) refere que 322 infetados pela bactéria foram internados em Lisboa e Vale do Tejo, três no Norte, cinco no Centro e um no Algarve.

O novo balanço da DGS mantém os oito mortos reportados no domingo, tratando-se de seis homens e duas mulheres entre os 52 e os 89 anos.

A taxa de letalidade estimada até ao momento é de 2,4 por cento, segundo a mesma nota, dirigida em conjunto pela DGS, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Dos doentes internados em diferentes hospitais, 85 da região de Lisboa e Vale do Tejo já tiveram alta clínica, bem como um da região Norte e um do Algarve.

O comunicado assinala que as análises feitas pelo Instituto Ricardo Jorge, desde sexta-feira, "apontam para uma forte associação em relação aos dados provisórios que tinham sido previamente anunciados, nomeadamente no que respeita às amostras de água colhidas em torres de arrefecimento e ao agente bacteriano presente nas secreções brônquicas de doentes confirmados".

De acordo com a autoridade de saúde, "uma vez que o surto está, tudo indica, sob controlo, o próximo comunicado será emitido de acordo com a evolução epidemiológica da situação".

Os primeiros casos diagnosticados do surto de 'legionella' surgiram no concelho de Vila Franca de Xira, a 07 de novembro.

A doença do legionário, provocada pela bactéria "Legionella pneumophila", contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.