Salão Vinhos de Inverno promove o Dão de 05 a 07 de Dezembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Viseu, 17 nov (Lusa) -- Cinquenta operadores económicos ligados aos vinhos do Dão e ao setor agroalimentar participam, de 05 a 07 de dezembro, em Viseu, no salão Vinhos de Inverno, que foi hoje apresentado.

Depois da Festa das Vindimas - em cujas atividades participaram mais de oito mil pessoas - o município de Viseu decidiu promover o salão Vinhos de Inverno, em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e com o apoio do Turismo do Centro.

"Viseu quer ser uma cidade vinhateira 365 dias por ano", sublinhou aos jornalistas o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

Com este programa, que vai realizar-se no Solar do Vinho do Dão, o município propõe aos munícipes e visitantes que "redescubram o charme e a qualidade dos vinhos do Dão no inverno, com todo o conforto".

Durante três dias, os visitantes têm à disposição eventos e experiências de vários tipos, como 18 horas de provas vínicas e degustação de produtos "gourmet", um espaço de venda de vinhos, "workshop" para enófilos e iniciados, animação musical, duas festas, cinema e conversas à volta do vinho.

Além dos operadores ligados aos vinhos, estão outros do setor agroalimentar de Viseu que produzem queijos, enchidos, compotas, pão e biscoitos de forno.

No mesmo fim de semana realiza-se também uma entronização da Confraria dos Enófilos do Dão.

Almeida Henriques sublinhou que "a iniciativa quer estimular os públicos da cidade e da região a criarem hábitos de frequência deste palácio histórico de Viseu, onde passará a funcionar, em 2015, o Welcome Centre da Rota do Dão".

As crianças não foram esquecidas, estando também a funcionar um espaço infantil onde poderão personalizar adereços vínicos para os pais, entre outras atividades.

"Queremos levá-los a ganhar o gosto por esta região vinhateira", justificou o autarca.

No seu entender, "a agenda vinhateira de Viseu é uma aposta onde todos ganham: comunidades, produtores, cidade e região".

"Todas as regiões vitícolas precisam de uma cidade. O Dão e Viseu podem ser o novo destino vinhateiro do país na próxima década", acrescentou.

O presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha, lembrou que na segunda metade da década de 1980 e na década de 1990 o vinho do Dão "era uma espécie de patinho feio, o que era uma profunda injustiça".

"Hoje em dia esse paradigma está a mudar e os vinhos do Dão estão a começar a ficar na moda", realçou, congratulando-se por a boa imagem que o Dão está a passar estar "a começar a traduzir-se em mais vendas".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.