Criança levada de Viana fica com a mãe mas com visitas regulares do pai

| Norte
Porto Canal com Lusa

A guarda provisória do menino de dois anos e meio levado pelo pai, em outubro, de Viana do Castelo, ficou confiada à mãe, mas o progenitor vai poder visitá-la regularmente.

A informação foi avançada aos jornalistas pela mãe do menino de dois anos e meio no final da conferência de pais, realizada hoje, de manhã, no Tribunal de Família e Menores de Viana do Castelo.

"Eu continuo com a guarda do Tomás e o pai continua proibido de sair do país com o Tomás. Foram marcadas visitas intercaladas, dia sim, dia não, com o pai mas acompanhadas, na minha presença, num local público, que vai ser o 'shopping' de Viana do Castelo", afirmou a mãe.

A mãe da criança viveu até maio passado em França com o marido e o filho. Atualmente o casal está em processo de divórcio.

A mãe do menino afirmou ter ficado "relativamente satisfeita" com o resultado da reunião, que durou cerca de três. "Podia ter corrido melhor, mas também podia ter corrido pior", observou.

A Lusa questionou o pai, que recusou prestar declarações.

O menino foi levado pelo pai, de Viana do Castelo, no passado dia 25 de outubro, para França onde aquele reside mas foi recuperado no dia seguinte pela polícia francesa.

A criança esteve cerca de duas semanas numa instituição a aguardar pela decisão da justiça francesa que, no passado dia 07 de novembro, a entregou à mãe.

Hoje, aos jornalistas a mãe explicou que esta medida é provisória até à decisão final que deverá ser tomada em julgamento, "ainda sem data marcada" mas que adiantou, poderá ocorrerá "dentro 10 a 15 dias".

A mãe do menino acrescentou que o pai "tentou provar que o tribunal português é incompetente para decidir seja o que for acerca do menino", garantindo que os seus advogados "vão tentar contrariar na próxima audiência".

A progenitora adiantou ter manifestado à juíza abertura para chegar a um acordo com o pai, nomeadamente quanto a visitas mais alargadas "desde que houvesse alteração de comportamentos", mas sem sucesso.

"Disse à juíza que estaria completamente aberta a um acordo, que seria o melhor para o menino, mas o pai disse que era completamente impossível (...) A minha confiança nele é reduzida ou nenhuma", afirmou.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.