Câmara de Manteigas apoia financeiramente produtores de feijoca

| Economia
Porto Canal / Agências

Manteigas, 17 nov (Lusa) - O município de Manteigas revelou hoje ter atribuído, nos dois últimos anos, cerca de dois mil euros em subsídios de apoio à produção de feijoca, uma leguminosa típica daquele concelho da Serra da Estrela.

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia (PSD), disse à agência Lusa que em 2013 a autarquia atribuiu cerca de mil euros de subsídios à exploração e este ano concedeu aproximadamente o mesmo valor.

A autarquia tem em vigor um regulamento municipal de incentivo à produção de feijoca, que foi criado pelo anterior executivo socialista para que os agricultores locais pudessem corresponder ao aumento da procura daquele produto por parte dos restaurantes e dos consumidores.

Segundo o autarca de Manteigas, o apoio financeiro para áreas de cultivo até 500 metros quadrados é de três cêntimos por metro quadrado e para as áreas superiores é de dois cêntimos.

José Manuel Biscaia anunciou que no próximo período de candidatura irá perguntar aos agricultores se tiveram ou não dificuldade na comercialização da feijoca para saber "que diferença é que aconteceu" com a introdução do regulamento.

"Temos que fazer este levantamento para ver se vale a pena continuar a apostar, apesar dos valores em presença serem muito baixos, mas queremos saber se o resultado é para infirmar como positivo ou se é para desistir porque negativo, porque não trouxe nada de novo ao processo", explicou.

O autarca de Manteigas também defende que seja criada uma instituição que "acompanhe o produtor já na fase final", ou seja, no momento da comercialização da feijoca.

No concelho já existe a Confraria da Feijoca, que também terá que se "ligar aos produtores", considera.

O regulamento de apoio à feijoca surgiu quando a câmara municipal verificou que os restaurantes daquele concelho do coração da Serra da Estrela têm feijoca nas suas ementas, mas "não têm feijoca como aquele prato que se apresenta primeiro ao cliente".

Segundo o responsável, "de vez em quando dizia-se que faltava feijoca" e que os restaurantes "queiram feijoca e não havia" na vila serrana.

"Não tenho ouvido nada relativamente a essa matéria, mas também não sei se colocam o produto todo em Manteigas, se é para autoconsumo, se o vendem a particulares ou se o colocam fora de Manteigas. Esse é o inquérito que teremos que fazer na abertura do novo concurso para ver exatamente que medidas teremos que tomar", concluiu.

As feijocas costumam ser servidas com carnes de porco e enchido regional, mas também são utilizadas na confeção de sobremesas e na produção de pastéis.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.