Autárquicas: PSD quer "aprofundar" democracia em Matosinhos

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 23 jul (Lusa) - O candidato do PSD à Câmara Municipal de Matosinhos quer "aprofundar" a democracia e "incrementar" a participação cívica no concelho propondo a criação de um Senado Municipal, a ligação via internet à autarquia e "melhor" a informação municipal.

No dia em que apresentou os primeiros nomes das listas à autarquia à Assembleia Municipal, Pedro da Vinha Costa, classificou a equipa que o acompanha como "coesa" e composta por pessoas com "experiência política".

O candidato social-democrata apontou ainda que as propostas hoje apresentadas, "e as já conhecidas", regem-se pelo "lema do rigor, eficácia e transparência" na gestão camarária.

"Irá ser implementado um vasto programa de descentralização de competências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia", apontou Vinha Costa, que disse ainda sobre as juntas que "continuarão em funcionamento todos os edifícios das sedes das dez freguesias".

Vinha da Costa pretende que os munícipes tenham acesso via internet aos serviços da autarquia assim como possam assistir online às reuniões do executivo de forma a "aproximar os cidadãos dos órgãos autárquicos".

Entre as propostas do PSD para a gestão de Matosinhos encontra-se também um "programa de simplificação dos processos de licenciamento " que envolva a Associação Empresarial de Matosinhos e os "próprios" comerciantes nos processos de atribuição de licenças.

No que diz respeito ao objetivo de "aprofundar a democracia" e "incrementar" a participação cívica, Vinha Costa propõe um "verdadeiro" Orçamento participativo, "consagrado no quadro orçamental da Câmara Municipal".

O candidato do PSD quer também que seja criado um "Senado Municipal", que será "formado a participação das associações empresariais, sindicais, principais estruturas representativas do concelho e personalidades de Matosinhos".

Este será um "órgão consultivo" com o qual Vinha Costa quer "mobilizar diversas vontades" e que se "prenuncie sobre as grandes questões e objetivos de Matosinhos".

A juntar ao Senado, o PSD propõe que "seja melhorada a informação municipal, que deixará de ser fator de satisfação do narcisismo do presidente da câmara, passando a ser verdadeira informação que vá de encontro às reais necessidades do cidadão".

A Pedro da Vinha Costa juntam-se, na lista à Câmara Municipal de Matosinhos Carlos Fernandes, Ana Almeida, Nelson Pereira, João Santos e Teresa Candeias, personalidades que segundo o cabeça de lista formam uma "lista coesa, pessoas com provas dadas nas suas profissões e com grande experiência política".

José Barbosa é o candidato do PSD à Assembleia Municipal encabeçando uma "lista de luxo", segundo definiu Vinha Costa.

Para Além de Pedro da Vinha Costa na corrida às autárquicas, de 29 de setembro em Matosinhos estão António Parada (PS), Guilherme Pinto (independente), Manuel Maio (CDS), José Pedro Rodrigues (CDU), Fernando Queiroz (BE) e Orlando Cruz (PTP).

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.