Instituições de solidariedade vão receber 50% do IVA de alimentação

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - As instituições de solidariedade social vão receber no próximo ano a devolução de metade do IVA pago sobre bens alimentares, ao abrigo de uma alteração ao Orçamento do Estado proposta hoje pela maioria parlamentar, anunciou o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

"É mais um estímulo e mais um apoio às instituições sociais, para garantir a sua sustentabilidade e para permitir que cheguem a mais pessoas, numa lógica de apoio aos mais pobres, aos mais frágeis e aos mais desfavorecidos da sociedade portuguesa", disse o ministro Pedro Mota Soares aos jornalistas no final de um congresso sobre direito do trabalho.

Hoje terminou o prazo para a entrega de propostas de alteração à Lei do Orçamento do Estado, por parte dos grupos parlamentares.

Segundo o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, a maioria parlamentar PSD/CDS entregou uma proposta de alteração que vai permitir a devolução de 50% do IVA pago pelas instituições de solidariedade relativamente a aquisição de bens e serviços alimentares.

De acordo com Mota Soares, esta medida abrangerá creches, lares de idosos, instituições que trabalham com deficientes ou instituições que levem refeições a casa das pessoas.

O ministro lembrou que o Governo já tinha assumido que estas instituições deviam ficar isentas de IMI e IRC e que deviam receber 50% do IVA relativo a obras de conservação das instalações.

"E agora vamos avançar com a devolução de 50% do IVA sobre a aquisição de bens e serviços alimentares porque se trata de uma área essencial para os mais desprotegidos", afirmou Mota Soares.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.