Poiares Maduro antecipa regresso ao crescimento económico no 2.º trimestre

Poiares Maduro antecipa regresso ao crescimento económico no 2.º trimestre
| Política
Porto Canal

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, antecipou hoje que o último trimestre poderá ter sido o primeiro, em dez trimestres, em que Portugal regressou "ao crescimento económico".

O ministro, que falava durante a inauguração do Pedras Salgadas spa & nature park, em Vila Pouca de Aguiar, afirmou que a economia "dá agora sinais, pela primeira vez desde o início da crise, de melhorias".

"Vemos esses sinais no aumento da produção industrial ou das exportações que tornam Portugal um dos países da Europa com maior aumento no último trimestre da produção industrial ou das exportações", referiu.

Poiares Maduro salientou ainda que, esses sinais, permitem antecipar que "provavelmente o trimestre que terminou será o primeiro em dez trimestres de crescimento económico, de regresso ao crescimento económico do país".

"Teremos de ser capazes de concretizar e de ter confiança nestes sinais que são muito positivos", frisou.

No entanto, ressalvou que "isso não significa que tudo esteja feito".

"Há ainda muito para fazer, há ainda sacrifícios que os portugueses vão ter que cumprir, mas sacrifícios que serão justificados precisamente pela nossa capacidade de demonstrar que os nossos sacrifícios fazem sentido para criar uma economia que seja finalmente competitiva e sustentável", sublinhou.

Poiares Maduro salientou a necessidade do país "prosseguir e aprofundar reformas" e, nesse contexto, fez questão de destacar o "valor do compromisso da negociação na procura de consensualização de algumas dessas reformas".

O Pedras Salgadas spa & nature park é um conjunto turístico da UNICER, onde o alojamento se faz em 12 eco houses, pequenas casas construídas em madeira e ardósia, constituídas por oito módulos que foram instaladas contornando a natureza, para que não fosse abatida nenhuma árvore. Inclui ainda duas 'trees houses', ou seja, casas de uma menor dimensão colocadas em cima das árvores.

O investimento de 20 milhões de euros incluiu ainda a recuperação do antigo balneário termal, que foi transformado em SPA pela mão do arquiteto Siza Vieira, bem como a reconversão do edifício do antigo casino para a realização de eventos, congressos e festas privadas.

Para Miguel Poiares Maduro este é um "empreendimento emblemático" do turismo português.

O ministro salientou ainda o facto deste investimento ter sido realizado "contra corrente" e "contra as dificuldades de financiamento e da economia".

Referiu também o turismo será uma das prioridades do quadro de programação dos próximos fundos europeus.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.