Administração da Soporcel diz que greve "impede um diálogo construtivo"

| Economia
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 14 nov (Lusa) - A administração do grupo Portucel Soporcel disse hoje que a greve em curso na unidade fabril de Lavos, Figueira da Foz, e o pré-aviso de nova paralisação agendada para dia 21 impedem um "diálogo construtivo".

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do grupo Portucel Soporcel manifestou a intenção da administração em encontrar com os colaboradores da empresa "soluções sustentáveis para todos assuntos relevantes", frisando que o "diálogo permanente sobre todos os temas importantes" e a "paz laboral" são um "património fundamental" da empresa.

"A greve em curso e o atual pré-aviso de nova greve impede um diálogo construtivo, fundamental para o futuro do grupo", adiantou.

A greve convocada para hoje nas instalações da papeleira Soporcel, está a ter uma adesão superior a 90% e a fábrica está parada, disse fonte da comissão sindical.

Cerca das 16:00, sensivelmente a meio da paralisação e por altura de uma das mudanças de turno, Vítor Abreu, porta-voz da comissão sindical da Soporcel disse que grupos de trabalhadores se mantêm concentrados junto das portarias da fábrica e que a adesão à greve "é idêntica" à registada ao início da manhã de hoje.

"Está tudo parado", frisou.

Os trabalhadores da Soporcel convocaram dois dias de greve, a cumprir hoje e a 21 de novembro, por questões relacionadas com o fundo de pensões da empresa e a falta de negociação, imputada à administração, de um caderno reivindicativo, entre outras.

JLS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.