Governo angolano vende empresa pública de café ao grupo Nabeiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Luanda, 14 nov (Lusa) - O Governo angolano aprovou a privatização e venda de 100 por cento do capital da empresa pública de produção de café Liangol à Angonabeiro, unidade do grupo português Nabeiro que atua em Angola há 14 anos.

A decisão consta de um decreto executivo conjunto dos ministros da Economia, Abrahão Gourgel, e da Indústria, Bernarda da Silva, de 13 de novembro, ao qual a Lusa teve hoje acesso.

Aquele grupo português já tinha sido convidado pelo Executivo angolano a colaborar na reativação da antiga fábrica de café Liangol, em Luanda, uma unidade produtiva agora com a marca Ginga. Esta será retirada à estatal Empresa de Liofilização e Moagem de Café (Limoca), conforme estabelece o mesmo decreto, e vendida à Angonabeiro.

Angola já foi o quarto maior produtor mundial de café, com 200 mil toneladas anuais, antes de 1975. Essa produção está hoje reduzida a menos de 10%, fruto do abandono do cultivo durante a guerra civil angolana.

O Executivo angolano justifica a privatização desta fábrica com um programa económico nacional para "valorizar as unidades industriais com elevado potencial de crescimento e geradoras de divisas".

A atual fábrica Liangol foi inaugurada a 25 de maio de 2001 e assegura a torrefação de café, com a recuperação da marca angolana Ginga.

O mesmo decreto executivo recorda que a Angonabeiro "pretende expandir a produção e comercialização, no mercado nacional e internacional, do café de marca Ginga, com a injeção de capitais adicionais, tecnologia e 'know-how' na cadeia produtiva e nos canais de distribuição". Reconhece ainda o "impacto" que o processo de privatização da Liangol terá na economia nacional, "particularmente ao nível das contas nacionais e sobre o mercado de trabalho do país".

O Executivo angolano aprova desta forma a privatização daquela fábrica, a 100%, "por ajuste direto a favor da Angonabeiro - Comércio e Indústria de Café", refere o decreto executivo.

O preço da venda, adianta, será determinado com base numa avaliação patrimonial atualizada, a realizar.

A Angonabeiro é uma empresa do grupo Nabeiro, fundado em 1961 pelo comendador Rui Nabeiro, com sede em Campo Maior. Desde 2000 que a Angonabeiro atua no mercado angolano, na área do comércio e da indústria, através das marcas de café Ginga e Delta, entre outros produtos.

PVJ // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.