Legionella: 44 doentes nos cuidados intensivos em Lisboa, 27 com ventilação assistida

Legionella: 44 doentes nos cuidados intensivos em Lisboa, 27 com ventilação assistida
| País
Porto Canal

Quarenta e quatro doentes com 'legionella' estão internados nos cuidados intensivos da região de Lisboa e Vale do Tejo, dos quais 27 com ventilação assistida, segundo dados da Administração Regional de Saúde.

De acordo com a atualização dos dados da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), foram diagnosticados, até ao momento, 308 doentes na região, tendo 44 já recebido alta clínica.

Para hoje está marcada a apresentação dos resultados dos estudos epidemiológicos efetuados pela 'taskforce' constituída para acompanhar o surto de 'legionella' em Vila Franca de Xira.

No encontro, marcado para as 17:00, estarão presentes os ministros da Saúde, Paulo Macedo, e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

Os primeiros casos diagnosticados do surto de 'legionella' surgiram na região de Vila Franca de Xira, na passada sexta-feira.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.