Receitas da Altice em Portugal caem 11% no 3.º trimestre para 46,6 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - As receitas do grupo Altice em Portugal recuaram 11% no terceiro trimestre deste ano, face a igual período de 2013, para 46,6 milhões de euros, anunciou hoje a dona da Cabovisão e da Oni.

Em comunicado, a Altice adianta que esta quebra de receitas reflete um declínio de 6,5% das receitas na Cabovisão para 24,8 milhões de euros e de uma diminuição de 16% na Oni, segmento B2B [empresarial] e outras receitas, para 21,8 milhões de euros.

"As receitas de cabo declinaram, nomeadamente, devido à perda de clientes durante os últimos 12 meses", adianta a Altice, que lançou uma oferta de 7.025 milhões de euros sobre a PT Portugal, que é detida pela brasileira Oi.

"A base de clientes de cabo caiu em 4.500 no trimestre e em 14.800, ou 6,2%, nos últimos 12 meses, para 225 mil", adianta a empresa.

"Este foi o resultado de uma intensa concorrência, com promoções agressivas e políticas de preços adotadas pelos concorrentes, combinada com condições económicas adversas e medidas de austeridade em Portugal", explica a Altice.

A receita média por cliente (ARPU) recuou 1,2% para 33,69 euros perante um "desconto mais agressivo e ofertas promocionais".

O recuo das receitas na Oni é justificado pela "perda e redução de atividade de alguns clientes empresariais, a renovação de contratos a preços mais baixos e o impacto não regulação nas taxas de terminação".

O investimento (CAPEX) em Portugal atingiu os 6,4 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, o que compara com 4,1 milhões de euros registados em igual período de 2013.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 12% para 14,4 milhões de euros no trimestre, com a margem a subir de 24,6% para 30,9% no terceiro trimestre, em termos homólogos, muito devido "à melhoria das margens" da Oni, que subiu de 11,7% para 20,6%.

O prejuízo da Altice no terceiro trimestre aumentou de 69,8 milhões de euros para 284,8 milhões de euros, com as receitas a recuarem 0,3% para 832 milhões de euros, com as perdas em Israel e Portugal a serem compensadas pelo crescimento em França, República Dominicana e outros mercados.

O EBITDA subiu 12% para 396 milhões de euros, beneficiando da redução de custos em Israel e na República Dominicana, com a margem a subir 5,3 pontos para 47,6%.

O CAPEX aumentou 29% para 201 milhões de euros.

ALU // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.