Legionella: Hospital V.F. Xira cria plano para acompanhar doentes após a alta

Legionella: Hospital V.F. Xira cria plano para acompanhar doentes após a alta
| País
Porto Canal

O hospital de Vila Franca de Xira (HFVX) vai acompanhar os doentes com 'legionella' após a alta hospitalar para evitar "riscos de agravamento", através de um plano que inclui contactos telefónicos e consultas de acompanhamento.

Em comunicado, o hospital adiantou que já tiveram alta até ao momento 17 doentes afetados pelo surto de 'legionella' na zona de Vila Franca de Xira, que ao todo já infetou mais de 300 pessoas.

O plano de acompanhamento dos doentes com 'legionella' após a sua alta envolve o hospital e as unidades de cuidados de saúde primários da zona, nomeadamente o agrupamento de centros de saúde do Estuário do Tejo.

"Este plano foi desenvolvido no sentido de evitar riscos de agravamento destes doentes no pós alta, bem como dar seguimento aos doentes da área de referência do HVFX, e será alargado aos doentes que foram tratados nos outros hospitais de Lisboa", refere a nota enviada à agência Lusa.

Após a alta, o hospital contacta os doentes num prazo de 24 a 48 horas, com o objetivo de "avaliar o estado clínico". Os doentes têm também uma consulta de pneumologia marcada no prazo de uma semana, ou antes se necessário.

O plano pressupõe visitas ao domicílio sempre que tal se justifique.

Todos os doentes com 'legionella' recebem após a alta clínica um folheto com informação sobre a doença e com um número de contacto do hospital de Vila Franca de Xira.

O surto de 'legionella' em Vila Franca de Xira atingiu hoje, ao sétimo dia, os 311 casos de infeção.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.