Testes à qualidade dos combustíveis nos postos de abastecimento vão aumentar em 2015

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) -- A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) vai aumentar em 2015 o número de auditorias à qualidade dos produtos petrolíferos vendidos em Portugal, prevendo analisar 12 a 15% dos postos de abastecimento por ano.

Para além da publicação dos preços de referência dos combustíveis, com atualização diária, semanal e mensal, a recém-constituída ENMC fica com a missão de realizar auditorias à qualidade dos produtos petrolíferos vendidos nos postos de abastecimento e às quantidades comercializadas.

A intenção da entidade liderada por Paulo Carmona é realizar três a quatro vezes mais testes do que o mínimo definido, isto é, testar os combustíveis vendidos em 12 a 15% dos postos de abastecimento por ano em vez dos três a quatro por cento.

Nesse sentido, a ENMC prepara o lançamento de um concurso público internacional para contratar um laboratório que fará as análises à qualidade dos combustíveis, que até agora era uma missão da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A ENMC começou na quinta-feira a publicar os preços de referência dos combustíveis, uma promessa do Governo, com o objetivo de dar aos consumidores a possibilidade de "escrutinar os valores praticados" e tornar o mercado mais concorrencial.

Na página da entidade, que sucede à EGREP, os consumidores têm acesso a atualizações diárias dos preços dos produtos petrolíferos nos principais mercados bem como os fatores que podem em cada momento afetar os preços.

Na proposta apresentada na quinta-feira ao Conselho Nacional de Combustíveis, a ENMC opta pelo preço de abastecimento grossista "para evitar a complexidade da consideração das múltiplas geografias e do funcionamento de postos de abastecimento ou das cadeias logísticas capilares de transporte de botijas".

"Dessa forma, resultariam uma multiplicidade de preços de referência, contribuindo para um excesso de informação que perturbaria o alcance da medida", justifica em comunicado.

JNM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.